Fotografia: Pedro Broeiro / ESC
No âmbito dos projectos Surfing4inclusion e Ericeira WSR+10, que comemora o 10º aniversário da Reserva Mundial de Surf da Ericeira – única na Europa e segunda no mundo –, o Ericeira Surf Clube, em parceria com a Coaching Desportivo e a APERCIM Mafra, vai promover a partir de 10 de Novembro um Curso de Especialização sobre Surfing Adaptado e Populações Especiais, vocacionado para Treinadores, Atletas e professores com o Título Profissional de Treinador/a de Desporto (TPTD) válido.
Depois do lançamento, em Setembro, do Curso de Surfing & Animação Turística em parceria com a Câmara Municipal de Mafra e a Escola Superior de Desporto de Rio Maior – ESDRM, chega agora um curso de formação especializada para capacitar operadores da economia do surf sobre como potenciar o surfing enquanto ferramenta terapêutica e de desenvolvimento de competências, considerando o tipo e grau de deficiência e/ou a necessidade especial.
as aulas práticas serão ministradas na praia dos Pescadores ou do Matadouro
O curso tem como objectivos gerais o desenvolvimento de conhecimentos e de técnicas de Surfing Adaptado, nomeadamente ser capaz de preparar uma sessão, ajudar a preparar o praticante/atleta, bem como realizar sessões em condições de segurança adequadas às especificidades e necessidades de cada praticante/atleta. Mais ainda, este curso pretende habilitar os formandos nas três vertentes de Surfing Adaptado e Populações Especiais: Baptismos/Experiências; Intervenção Terapêutica e Competição.
As inscrições para esta formação, que será desenvolvida no sistema B-Learning, são de carácter gratuito – a acção encontra-se acreditada pelo Instituto Português do Desporto e Juventude, IP, conferindo três créditos relevantes para a renovação da cédula de treinador de Surfing.
uma iniciativa do EWSR+10 que apoia um Surfing mais inclusivo e sustentável
Os interessados em participar deverão realizar a respectiva inscrição via e-mail para surfing4inclusion@gmail.com, indicando os seguintes elementos: Nome Completo; Data de nascimento; Número do Cartão de Cidadão e respectiva validade; Nome e NIPC da Entidade que representa; Número de cédula de treinador de Surf.
A formação será composta por aulas teóricas (ministradas em regime online, nos dias 10 e 12 de Novembro, das 17:00 às 20:00) e aulas práticas – a realizar na Ericeira, entre a praia dos Pescadores ou a praia do Matadouro, nos dias 13, 14 e 20 de Novembro, em diferentes horários: 13:00-16:00; 14:00-17:00; 09:00-12:00, respectivamente.
O número máximo de participantes na iniciativa será de 12, pelo que poderá garantir já a sua participação e apoiar um Surfing mais inclusivo e sustentável. Mais esclarecimentos poderão ser solicitados ao formador João Taborda, através de e-mail.