Fotografia: DR
O Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), através do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), certificou recentemente o Ericeira Surf Clube com a Bandeira da Ética.
A Bandeira da Ética consiste na certificação e promoção dos valores éticos e de fair-play no Desporto, sendo este uma potente ferramenta de desenvolvimento humano e espaço privilegiado para a transmissão de valores éticos.
Para o presidente do Ericeira Surf Clube, Miguel Barata de Almeida, “estando a actividade desportiva desenvolvida pelo Ericeira Surf Clube assente em princípios de ética, na defesa do espírito desportivo, na verdade desportiva ou na formação integral de todos os participantes, faz todo o sentido termos no nosso Plano de Actividades delineado para 2023 que efectuássemos uma candidatura a esta certificação, sem dúvida uma das mais prestigiantes atribuídas a Clubes Desportivos. Que esta certificação seja motivadora para que outros Clubes de Surfing sigam este caminho”.
O Ericeira Surf Clube, fundou na sua estrutura a 1ª Escola de Formação de Surf na Ericeira em 1995, contando com cerca de 60 alunos ao longo de todo o ano. Promove anualmente o seu circuito intersócios de Surf e Bodyboard, etapas dos circuitos de Surf do Centro e Bodyboard do Sul, Final do CN de Surf Sub 18, Campeonato Nacional da Áustria, organizou Taças de Portugal de Surfing, o 1º campeonato de Surf do Afeganistão, Campeonato Nacional de Surf Masters, etapas dos Circuitos Nacionais de Bodyboard Open, Bodyboard Esperanças, Longboard e SUP Wave, eventos destinados à comunidade como Ericeira Paddle Trophy, Boardriders Trophy, Duelo das Gerações, entre outros. Tem sido também promotor de alguns projectos inovadores, como o Projecto Europeu Erasmus + Sport Ericeira WSR + 10, Surfing4Inclusion, Surf2Win, Surfing4Family, Cursos de Formação de Surf Adaptado e Populações Especiais ou Surfing – Salvamento em Meio Aquático.
Esta publicação também está disponível em | This article is also available in: Inglês