Ericeira entre as paisagens portuguesas apresentadas em Nova Iorque

 

Fotografia: DR

 

A Ericeira fez parte das várias zonas nacionais representadas em ecrãs gigantes nova-iorquinos, numa acção de promoção de Portugal nos Estados Unidos da América que prevê um alcance de 500 milhões de pessoas em todo o mundo.

Ao todo são 24 paisagens que compõem esta mostra de Portugal continental e ilhas em Times Square, a praça mais famosa do estado norte-americano de Nova Iorque. Esta é uma campanha do Turismo de Portugal que tem como objectivo promover o país no mercado norte-americano e que teve a duração de uma hora, marcando o arranque de um novo plano de promoção do país.

a Ericeira fez parte das 24 zonas representadas nos grandes ecrãs de Times Square

“Close to US” (aproveitando o duplo sentido “Perto de nós”/“Perto dos Estados Unidos”) é o nome dado à campanha que pretende promover Portugal “como destino inspirador e que sabe receber, demonstrando a posição geográfica privilegiada e a conectividade” entre a América do Norte e o nosso país, destacou o Turismo de Portugal em comunicado de imprensa.

Já falta pouco para a chegada do novo ano e o Turismo de Portugal está a prepará-lo, apostando em paisagens nacionais para esta iniciativa, “com todas as regiões apresentadas durante o mesmo período de tempo”, garante Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal.

O responsável pela autoridade turística nacional não esconde o desejo de repetir o sucesso dos vídeos da onda gigante da Nazaré, apresentada em 2018, mas isso não levou a equipa a optar pelo caminho mais fácil. Desta vez a escolha recaiu sobre um trabalho visualmente menos impactante, mas que tem na diversidade e no sentimento de comunidade os seus maiores trunfos.

Para além da Ericeira, também fizeram parte deste take over dos outdoors digitais de Times Square (levado a cabo no dia 18 de Novembro) a vila medieval de Óbidos, a aldeia de xisto de Cerdeira, a Serra da Estrela, o Porto (Casa da Música e Serralves), o Douro, Lisboa (MAAT, Arco da Rua Augusta e Miradouro de Santa Luzia), Sintra, o Algarve (Praia dos 3 Irmãos e Sete Vales Suspensos) e o Alentejo (Alqueva, enoturismo, Monsaraz e Comporta), assim como os Açores – com a Lagoa das Sete Cidades, o Salto do Cabrito, as Furnas e a Praia do Moinho – e a Madeira, com o Pico Ruivo, Pico do Arieiro e a Levada do Larano.

Luís Araújo contou ao jornal português Expresso que, com esta acção de promoção de Portugal nos Estados Unidos, prevê-se um alcance de 500 milhões de pessoas em todo o mundo – algo que deve alavancar as vendas do turismo português em território norte-americano, numa altura em que este ganha um peso cada vez maior em Portugal.

Até Setembro deste ano assistiu-se a um crescimento do número de hóspedes (21,6%) e de dormidas (22,4%), face a 2019, que fizeram do mercado dos EUA o quarto principal emissor para Portugal quanto a hóspedes e o quinto em termos de dormidas. Já no que diz respeito às receitas turísticas, o mercado registava no acumulado do ano (entre Janeiro e Setembro de 2022) um aumento de 48% face ao mesmo período do último ano pré-pandemia. Só em Setembro as receitas provenientes do mercado norte-americano apresentaram um crescimento de +63,7% e é essa tendência que o Turismo de Portugal quer aproveitar, fomentando o aceleramento do crescimento deste mercado.

Dentro do plano de promoção, a iniciativa, que começou com uma contagem decrescente como se do novo ano se tratasse, contou ainda com uma mensagem de Cristiano Ronaldo (nova atracção de cera do museu Madam Tussauds) e milhares de espectadores de olhos postos nalgumas das mais belas paisagens que Portugal tem para oferecer.

Portugal estará presente numa rede de 3 mil outdoors digitais nos aeroportos dos Estados Unidos com ligações directas para Portugal. A campanha “Close to US” tem um impacto esperado de 55 milhões de impressões, às quais acresce o impacto mediático e as visualizações de cerca de 12 milhões de utilizadores dos aeroportos JFK, La Guardia e Newark.

Esta publicação também está disponível em | This article is also available in: Inglês