Ericeira e Carvoeira contam receber 2500 peregrinos da JMJ

 

Fotografia: AZUL

 

Jovens de diferentes nacionalidades vão ficar alojados na Ericeira e na Carvoeira reunidos pela vontade de estar no maior encontro da juventude com o Papa Francisco em Lisboa, entre os dias 1 e 6 de Agosto – a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023.

E quais são as implicações disso? O que vai mudar nas vidas das respectivas populações durante este período? Foram estas e outras questões que levaram o Comité Organizador Paroquial (COP) da Ericeira e Carvoeira a reunir ontem no mesmo evento as principais instituições de ambas as freguesias, no Auditório da Casa de Cultura da Ericeira.

«Estamos prestes a receber o maior evento de sempre em Portugal, ultrapassando o Rock in Rio Lisboa e até o Euro 2004. É uma oportunidade única, ainda para mais mobilizando tantos jovens em torno do Papa Francisco.», afirmou João Ganhoteiro Silva, coordenador do COP da Ericeira e Carvoeira, a organização da JMJ Lisboa 2023 nestas duas freguesias. «No que nos compete, estamos a trabalhar para acolher da melhor forma os peregrinos que nos serão indicados em Junho/Julho», garante o responsável.

«É com muita alegria que estamos a preparar-nos para receber cerca de 2500 jovens peregrinos, estrangeiros e portugueses, formalmente inscritos. Até ao momento temos 30 voluntários paroquiais e capacidade para alojar 1350 peregrinos. Precisamos da vossa ajuda para encontrar estadia para mais 1150 pessoas e para triplicar o número de actuais voluntários, sendo cem o número ideal. Estes jovens vão marcar-nos com o seu testemunho de fé para a vida toda.», sensibilizou o Pe. Tiago Fonseca, Pároco da Ericeira e Carvoeira há quase dois anos.

Ao longo de uma semana, os jovens provenientes de todo o mundo serão acolhidos, na sua maioria, em instalações paroquiais, públicas ou comunitárias (ginásios, escolas, pavilhões, sedes e colectividades, salões paroquiais) e em casas de famílias de acolhimento. Mas são precisos mais.

é urgente encontrar estadia para mais 1150 pessoas e triplicar o número dos actuais 30 voluntários

Quanto aos voluntários paroquiais, qualquer pessoa a partir dos 15 anos pode inscrever-se neste formulário online, sendo pedidos compromisso e disponibilidade na primeira semana de Agosto.

Neste evento que reuniu algumas das principais instituições da Ericeira e Carvoeira foram identificados desafios, nomeadamente, ao nível da mobilidade, refeições, higiene, segurança, saúde e emergência, que estão a ser trabalhados com as entidades competentes. Mas também se destacaram oportunidades, entre elas a cooperação institucional e trabalho em rede, o diálogo intercultural e a responsabilidade social. Os jovens peregrinos chegarão com disponibilidade para realizar actividades de voluntariado que lhes sejam apresentadas, fazendo deste modo a diferença e estreitando também assim laços com as comunidades.

Outras questões práticas ficaram “em cima da mesa”, como Missões a serem consideradas pelos presentes. Alguns exemplos: empréstimo de carrinhas para transporte intra e inter localidades, oferta de bens alimentares para os pequenos-almoços dos jovens e peregrinos e, ainda, cedência de colaboradores para participarem como voluntários.

Sobre a Jornada Mundial da Juventude

A Jornada Mundial da Juventude é um encontro dos jovens de todo o mundo com o Papa. É, simultaneamente, uma peregrinação, uma festa da juventude, uma expressão da Igreja universal e um momento forte de evangelização. Apresenta-se como um convite a uma geração determinada em construir uma sociedade mais justa e solidária. Com uma identidade claramente católica, é aberta a todos, quer estejam mais próximos ou mais distantes da Igreja.

Acontece todos os anos a nível diocesano, até agora por altura do Domingo de Ramos e a partir de 2021 no Domingo de Cristo Rei. A cada dois, três ou quatro anos ocorre como um encontro internacional, numa cidade escolhida pelo Papa, sempre com a sua presença. Reúne milhares de jovens para celebrar a fé e a pertença à Igreja.

Há quem a considere a mais bela invenção do Papa João Paulo II. Em 1984, o Papa quis organizar um encontro de jovens em Roma, no Domingo de Ramos, para celebrar o Jubileu Internacional da Juventude. Esperavam-se 60 mil jovens. Acorreram 250 mil de muitos países.

A experiência foi de tal modo significativa para toda a Igreja que o Papa resolveu repeti-la no ano seguinte, reunindo em Roma 300 mil jovens. Ainda nesse ano de 1985, o Papa João Paulo II anunciou a instituição da Jornada Mundial da Juventude.

INFORMAÇÕES ÚTEIS

Inscrições para famílias de acolhimento na Ericeira / Carvoeira aqui:
https://forms.gle/XVmGKyPRpvLpji8z5

Inscrições para voluntários paroquiais na Ericeira / Carvoeira aqui:
https://forms.gle/WRs52qi3RvSrgnEX7

Angariação de fundos | Donativos:
IBAN 0033 0000 5002 4150 1370 5
Titular: Fábrica da Igreja Paroquial de S. Pedro da Ericeira
Banco: Millennium bcp

Para mais informações, dúvidas ou esclarecimentos:
COP da Ericeira e Carvoeira
Site: www.paroquiadaericeira.pt/site/index.php?cont_=115&tem=109
E-mail: cop.ericeiraecarvoeira.jmj2023@gmail.com

Esta publicação também está disponível em | This article is also available in: Inglês