Fotografia: David Samperio
Recentemente o site E-Konomista publicou um artigo intitulado “Praias portuguesas com mais iodo: 9 lugares para respirar fundo”, entre as quais se encontram as praias da Ericeira.
Todos sabemos que ir à praia faz bem à alma e ao organismo, especialmente em praias com elevados teores de iodo, um oligoelemento necessário na síntese de hormonas tiroideias e em défice em cerca de 13% da população mundial. Se o organismo não é capaz de produzir este micronutriente em quantidades suficientes, uma boa solução passará por descalçar os pés, ir até à areia ou para junto da água e respirar fundo a brisa marítima.
o iodo ajuda ao bom funcionamento da tiróide
Presente em alguns alimentos, como o peixe, as algas, as leguminosas e os lacticínios, o iodo encontra-se também na água do mar, que se for rica em iodo terá um bom contributo para a saúde, uma vez que este micronutriente ajuda ao bom funcionamento da tiróide.
Relativamente às praias da Ericeira, o artigo escreve que “No concelho de Mafra, são várias – e para todos os gostos – as praias que se estendem ao longo dos onze quilómetros de costa, sendo que a maior delas se situa na pitoresca vila piscatória da Ericeira, um paraíso não só de surf mas também de iodo. A praia dos Pescadores, dos Coxos e a de Ribeira d’Ilhas, catedral para surfistas de todo o mundo, são algumas das que poderão proporcionar-lhe momentos difíceis de esquecer.”
O E-Konomista fez, assim, uma lista das nove praias portuguesas com mais iodo, que são as seguintes:
- Praia de Moledo, Caminha
- Praia da Apúlia, Esposende
- Praia de Lavadores, Vila Nova de Gaia
- Praia da Aguda, Vila Nova de Gaia
- Praias da Ericeira, Mafra
- Praia do Magoito, Sintra
- Praia da Parede, Cascais
- Praia de Vale Figueiras, Aljezur
- Praia da Fuseta, Olhão
O E-Konomista acrescenta ainda outras quatro praias portuguesas ricas em iodo:
- Praia do Cabedelo, no município de Figueira da Foz.
- Praia da Consolação e praia do Baleal no concelho de Peniche.
- Praia de Paçô Carreço, em Viana do Castelo.
- Praia de Santo André, Praia da Salgueira e Praia Redonda, na Póvoa do Varzim.
Pode ler aqui o artigo original na íntegra.