Elite das ondas grandes na Ericeira

Mar de Areia - ph. Luís Firmo/Red Bull

 

Fotografia: Luís Firmo/Red Bull

 

Há qualquer coisa de aterradoramente belo nas ondas grandes. Nascem da batalha entre elementos naturais e o fruto dessa guerra dá à costa sob a forma de muros de água que questionam a bravura dos mais destemidos.

A verdade é que não há onda que atemorize a elite das ondas grandes da equipa Red Bull, que andou a rasgar as ondas da Ericeira na quarta-feira. Aterraram nas nossas fronteiras com o objectivo de explorar a maior onda da Europa, na Praia do Norte, Nazaré, mas a Meca do surf em Portugal não passou despercebida aos multi-premiados atletas de ondas grandes.

O contigente era formado por Maya Gabeira, Pedro Scooby e Felipe “Gordo” Cesarano. Os três brasileiros, treinados pelo também brasileiro veterano de ondas grandes Carlos Burle, começaram (e acabaram) o dia na direita dos Coxos, mas também passaram pela Pedra Branca. As condições estavam apetecíveis para o surf e a acção que proporcionaram não ficou aquém das expectativas. Como uma tripla surfada abre o apetite a qualquer um, ainda se foram deliciar com o peixe fresco do restaurante Mar d’Areia.

Maya Gabeira é considerada a melhor surfista feminina de ondas grandes do mundo. Com apenas 26 anos, a carioca tem no currículo cinco prémios XXL – uma espécie de Óscar das ondas grandes – e detém o recorde do mundo da maior onda alguma vez surfada por uma mulher. Foi em 2009 que Gabeira desceu uma onda de 13,7 metros em Dungeons, África do Sul. A 8 de Agosto de 2011, escapou à morte por afogamento em Teahupo’o, Polinésia Francesa, no dia do infame Código Vermelho devido à ondulação de proporções dantescas que deu à costa.

Pedro Scooby, de 25 anos, é o mais novo membro da formação de Carlos Burle. Já foi nomeado para os prémios XXL por duas vezes e foi também eleito freesurfer do ano no Brasil.

Felipe “Gordo” Cesarano é outro dos pesos-pesados do Brasil no que toca a ondas grandes. Também de 26 anos, já foi nomeado por várias vezes para os prémios XXL e foi premiado pela revista brasileira Fluir. Participa regularmente no campeonato do mundo de ondas grandes.

Pedro Scooby na Ericeira. - ph. Mauro Mota

Pedro Scooby na Ericeira. – ph. Mauro Mota

Yuri e Maya Gabeira à entrada dos Coxos. - ph. Luís Firmo/Red Bull

Yuri e Maya Gabeira à entrada dos Coxos. – ph. Luís Firmo/Red Bull

Maya Gabeira não faltou à chamada em Pedra Branca. - ph. Mauro Mota

Maya Gabeira não faltou à chamada em Pedra Branca. – ph. Mauro Mota

Esta publicação também está disponível em | This article is also available in: Inglês