Todas as semanas, sugestões de eventos a curta distância da Ericeira. Concertos, exposições, festivais e outras alternativas para aproveitar os seus tempos livres da melhor forma.
Santa Cruz, Passeio de Poetas (21 Julho a 30 Setembro | Azenha de Santa Cruz | Gratuito)
No âmbito da programação da Onda de Verão, a Câmara Municipal de Torres Vedras vai promover uma exposição que pretende recordar e perpetuar a memória dos poetas que por esta praia passaram e se inspiraram. É objectivo desta exposição a mostra de alguns trabalhos literários alusivos a Santa Cruz, assim como a relação que os seus autores têm com esta praia.
15º Aniversário Pavilhão do Conhecimento (25 Julho | Alameda dos Oceanos, Lisboa | Sob consulta)
Para comemorar o 15º aniversário, o Pavilhão do Conhecimento organiza um dia cheio de atividades gratuitas. Oficinas de costura, um estúdio de prototipagem, uma mostra de projetos engenhosos, impressora 3D, robots, montanha (russa) de berlindes, pistas para aviões de papel e uma Casa Inacabada são algumas das muitas surpresas que é possível encontrar neste dia de festa. Como a festa não se faz sem doces, há ainda um bolo especial para partilhar com os convidados.
Cinema ao Ar Livre (26 Julho, 22h | Centro Cultural Olga Cadaval, Sintra | Gratuito)
A condizer com o espírito do Verão, o Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra, promove uma sessão de Cinema ao Ar Livre na Praça Dr. Francisco Sá Carneiro. “A Canção de Lisboa” é o filme em exibição no Domingo. Foi a primeira e a mais famosa das comédias à portuguesa, além de ter sido o primeiro filme sonoro produzido em Portugal. Uma longa-metragem realizada pelo arquitecto Cottinelli Telmo que conta com a primeira participação directa, como colaborador num filme, do poeta José Gomes Ferreira e com Manoel de Oliveira num breve papel, enquanto actor.
Peça de Teatro “Gisberta” (17 Julho a 24 Agosto – Quinta-feira a Sábado, 22h; Domingos, 17h | Cinema S. Jorge, Lisboa | Sob consulta)
Rita Ribeiro interpreta a história ficcional, com contornos realistas, da mãe da transexual Gisberta, que foi morta barbaramente no ano de 2006, na cidade do Porto, vítima da violência de 14 jovens internos de uma instituição católica. Durante a peça, ela vai relatando a um jornalista factos da vida do “seu menino”, desde a infância até ao momento em que parte do Brasil em busca do seu direito de ser vista e respeitada como mulher. No discurso desta mãe, por um lado delator da sua tristeza, há uma ternura que revela o amor incomensurável desta mãe pelo seu filho.
Coolares Market (26 Julho, 15.30-23h; 27 Julho, 12-20h | Caza e Quinta de Cima do Pé da Serra, Colares | Gratuito)
Coolares Market é um mercado dedicado ao vintage, design e gourmet. A próxima edição desenrola-se sob o mote Sunset & Night Out, apresentando um conceito não só mercantil, mas também lúdico. Para além dos saldos de Verão nas diversas tendas disponíveis no mercado, há também petiscos, um bar de gin e muita música.
Corações de Atum (25 Julho, 00h | Teatro Villaret, Lisboa | Sob consulta)
Os Corações de Atum dedicam-se ao jazz, mas não se trata de um jazz qualquer. É jazz picante, segundo as palavras dos próprios. Nuno Ferreira (guitarra eléctrica), Rui Caetano (piano), Marco Franco (bateria) e João Custódio (contrabaixo), acompanham com virtuosismo o incomparável cantor Manuel João Vieira numa explosiva mistura de África com Dizzy Gillespie.
[responsive_youtube TpH6qIChiXk wmode_opaque]