Texto: AZUL/Lusa | Fotografia: DR
A Docapesca, empresa integrante do Ministério da Agricultura e do Mar, assume a partir de hoje a administração das infraestruturas portuárias de apoio da Ericeira. O diploma que transfere a gestão do Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos para a empresa foi ontem publicado em Diário da República.
Segundo o executivo, citado pela agência de notícias Lusa, a mudança de competências para a Docapesca visa “racionalizar” e criar “maior eficiência” na gestão de portos e marinas numa altura em que “enfrentam um grande desafio” económico.
“A administração dos portos de pesca e marinas de recreio por uma entidade empresarial permite a gestão das infraestruturas de forma mais eficiente e eficaz. Por outro lado, o facto de essa entidade empresarial ser a Docapesca, que já tem a seu cargo a gestão de parte da atividade económica a jusante dos portos de pesca, permitirá a gestão do todo como um negócio integral”, refere o decreto-lei hoje publicado.
Para além da Ericeira, as infrastruturas portuárias de apoio de Vila Praia de Âncora, Castelo do Neiva, Esposende, Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Angeiras, Nazaré, São Martinho do Porto, Peniche, Baleeira, Lagos, Alvor, o porto de pesca, estaleiros e área de Ferragudo em Lagoa, a marina de Portimão e a bacia do Rio Arade desde a segunda ponte sobre o Rio Arade até Silves, Albufeira, Vilamoura, Quarteira, Faro, Olhão, Fuseta e Tavira também passam para a jurisdição da Docapesca.