Culturália promove eventos online durante Maio

 

Fotografia: DR

 

Durante o corrente mês de Maio a Culturália – Centro Virtual de Cultura, com sede em Mafra, vai apresentar uma programação digital regular, com estreia marcada já para depois de amanhã.

Este projecto nasceu em 2018, na área do turismo cultural, com a missão de promover a cultura portuguesa (em todas as suas vertentes, popular ou erudita) junto dos portugueses.

Com o objectivo de divulgar as nossas regiões, com as suas riquezas particulares e diversidade, organizaram nos últimos dois anos diversas visitas guiadas e passeios culturais, em Lisboa ou com partida de Lisboa – por exemplo, ao Entrudo Transmontano e à Festa dos Tabuleiros de Tomar.

o meio online surgiu como solução no cenário de pandemia

Em Março deste ano, devido à pandemia de Covid-19, viram-se obrigados a cancelar todas as visitas e eventos programados, sem qualquer expectativa em relação a quando poderiam restabelecer a sua actividade habitual. Foi então que pensaram em utilizar o meio online como solução.

Nessa altura a Culturália Turismo Cultural foi transformada num Centro Virtual de Cultura, que pretende continuar os objectivos propostos na sua origem, mas em formato virtual.

De acordo com a fundadora e gerente, Carla Almeida, “Queremos ser um centro de divulgação online da cultura portuguesa, em que vão colaborar escritores, artistas das várias disciplinas, contadores de histórias, músicos e todos aqueles que quiserem mostrar o seu trabalho em formato online! O grupo chama-se “Eventos culturais online” (embora provavelmente venhamos a alterar o nome do grupo no futuro) e vai começar as suas actividades no mês de Maio”.

Neste momento, encontra-se planeada a seguinte série de eventos:

– Histórias de mulheres portuguesas inspiradoras, com a escritora Rosabela Afonso, 5ªs feiras de Maio às 18 horas.

– Lendas e mitos portugueses, com a historiadora Vera Cardoso, todas as 5ªs feiras de Maio às 22 horas.

– Os sons da música portuguesa, todas as 6ªs feiras às 21:30, que pretende contribuir para a divulgação da música tradicional portuguesa, com as participações confirmadas de:

– César Anselmo de Castro, do grupo Cavaquinhos da Ericeira;
– Paulo Geraldes, professor de Acordeão, do grupo Segunda Geração;
– Domingos Mateus, colaborador de diversos grupos com guitarra de Coimbra
– Marco Vieira, professor de viola campaniça na Escola Tradicional de Música Alentejana.

– Personagens da História de Portugal, todas as 3ª feiras, com a historiadora Ana Catarina Necho.

De acordo com Carla Almeida, existirão ainda outros eventos, que ainda não se encontram agendados: “Queremos crescer e chegar ao maior número de pessoas possível nesta missão de apoiar a cultura portuguesa e os seus artistas.”

Durante Maio os eventos serão completamente gratuitos – para assistir basta pedir para aderir ao grupo de Facebook da Culturália “Eventos culturais online” , onde estes eventos serão emitidos.

A Culturália procura parcerias com quem esteja interessado em divulgar o seu trabalho – quem tiver interesse em participar, pode enviar email com proposta de conteúdos para carla.almeida@culturalia.pt.