Fotografia: Susana Jacobetty
Cédula criativa
João Carlos de Bettencourt Bacelar, também conhecido como Bacelar
Nascido em Lisboa a 26 de Novembro de 1972
Design, direcção de arte, ilustração e vídeo
Redes sociais – Tumblr | Behance | Instagram
muito pequeno andava sempre a gatafunhar e fazer desenhos
As áreas criativas em que trabalho são a ilustração, fotografia, design gráfico, webdesign, direcção de arte, vídeo e animação. Na verdade são para mim uma única área à qual chamaria comunicação visual. Gosto de explorar diferentes meios relacionados com a comunicação visual e muitas vezes cruzar diferentes medias e técnicas, muitas vezes faço ilustração à mão e depois finalizo digitalmente, há trabalhos onde misturo a fotografia com a ilustração. Quando tenho um projecto penso em qual será o melhor modo de o comunicar.
Quais são as tuas principais influências e inspirações?
São tantas e tão diferentes. Por exemplo, na ilustração tive uma inspiração que era o Rick Griffin, e que era uma influência no estilo de ilustrações relacionadas com o mar que desenhava no deck das pranchas de bodyboard. Mais tarde o Moebius. Em fotografia muitos e diferentes fotógrafos; em design gráfico, no início, David Carson, Designers Republic; em publicidade as campanhas da BBH e os anúncios de televisão realizados pela Czar Filmes, campanhas antigas da DIESEL. Mas existem imensos tipos diferentes de inspirações e influências para diferentes aspectos do trabalho criativo. Um mar tipo tempestade pode ser uma inspiração para o tema de uma ilustração, como depois algo completamente diferente pode ser a influência para o estilo e técnica da mesma ilustração.
É um bocado vago mas somos influenciados por tudo à nossa volta. A actual situação de confinamento e pandemia inspirou-me, por exemplo, a fazer o video “Covid Blues”, usando as fotografias da cidade de Lisboa vazia que tirava nos passeios com os meus cães.
Destaques do teu percurso criativo
– Os vários prémios em publicidade
– A ilustração para os livros infantis da Oficina do Livro
– Melhor Retrato nos Insties Gerador
– A Direcção de arte para o cartaz vencedor do Absolut Creative Competition
– Best of the Fest e Best animation com o “Covid Blues no flux Festival UK
Em que projectos estás a trabalhar agora?
Na identidade visual e comunicação de um Centro De Investigação da Universidade de Évora chamado IDeia. Na identidade Visual do SOS ARTE PT. E num projecto pessoal do qual ainda não posso falar
somos influenciados por tudo à nossa volta
Objectivos a médio e longo prazo.
Para além do clássico ter saúde e ser feliz, ter estabilidade, organização e tempo para me poder focar nos projectos e pôr em prática muitos que ficam em stand by por falta de tempo.
Dedicas-te às áreas criativas desenvolvidas desde quando?
Desde que me lembro, muito pequeno andava sempre a gatafunhar e fazer desenhos.
As áreas criativas desenvolvidas são a tua profissão?
São.