Criadores da Vila Azul: César Moreira

 

Fotografia: DR

 

Cédula Criativa

César Miguel Jorge Moreira

Não tenho alcunha nem nome artístico, mas uma grande falange de malta nova da banda ainda me chama “Sr. Padrinho”, pois durante muito tempo era eu quem os baptizava e praxava quando entravam na banda!

Nascido em Torres Vedras a 10 de Julho de 1978, dedico-me à música desde 1993, ano em que entrei para a Filarmónica Cultural Ericeira – FCE.

Toco Bombardino… ou búzio, como o apelido carinhosamente!

Redes sociais – Facebook: César Moreira

A música é o elo que une todos os seres humanos!

Com os colegas numa arruada da FCE.

A música é o elo que une todos os seres humanos! Nada é tão intrínseco a todas as pessoas como a criação de ritmos e sons, algo que acontece desde os primórdios da nossa História.

 

Quais são as suas principais influências e inspirações?

Em termos pessoais, o meu avô, ‘Fernando Barbeiro’, que também foi músico na Filarmónica e foi uma das pessoas que fundou a Filarmónica Cultural Ericeira, tal como a conhecemos hoje. Em termos musicais, Freddie Mercury, pela tenacidade e explosão de sentimentos que conseguia (e ainda consegue) transmitir a quem o ouve.

o meu avô ‘Fernando Barbeiro’ foi uma das pessoas que fundou a Filarmónica Cultural Ericeira tal como a conhecemos hoje

Destaques do percurso musical

Indubitavelmente, o José António Freire, professor de centenas de músicos da nossa casa, pela sua carolice, mau feitio e intransigência em fazer de nós melhores músicos! No ano em que entrei, pôs nove músicos a tocar em seis meses. E a tocar devidamente o seu papel!

Uma selfie de grupo com muitos anos de música!

Em que projectos está a trabalhar agora?

Em termos musicais… está tudo parado, apenas contribuo com algum do meu (pouco) tempo na FCE. Já pensei em “arrumar” o instrumento… mas não consigo! É mais forte que eu! Entre coros e outras filarmónicas em que ajudei, tive particular gosto num quinteto de metais que fundei, os Eribrass! Deu-me imenso gozo!

Nada é tão intrínseco como a criação de ritmos e sons

A música é a sua profissão?

Não, sou professor.

 

Objectivos a médio e longo prazo.

Neste momento, apenas ser bom membro de família e um bom profissional no meu trabalho.