Criadores da Vila Azul: Cátia Alpedrinha Caetano

 

Fotografia: Nair

 

Cédula criativa

Cátia Alpedrinha Caetano aka Cátia Alpedrinha

Nascida a 10 de Outubro de 1974 em Angola

Área criativa: Fotografia

Terminei o curso de Fotografia no IADE em 1997 (entre 94 e 97) , fotografei até 2003 (analógico) e depois retomei em 2011 (digital), prosseguindo até agora. Tive, portanto, uma paragem de oito anos, quando se deu a mudança do analógico para o digital, nessa altura chateei-me com a fotografia.

Website: catiaalpedrinha.com

Redes sociais: Instagram

as minhas inspirações são o cinema, a pintura e a música

Dario e Papu – ph. Cátia Alpedrinha Caetano / Retratos em Família

 

Dedico-me à fotografia, e dentro da fotografia faço Retrato, Retrato e Auto-retrato conceptual, Retrato documental, Fotografia de cena e também Catálogos.

 

Quais são as tuas principais influências e inspirações?

As minhas inspirações são o cinema, a pintura e a música. Mas qualquer forma de arte pode funcionar para mim como inspiração. Também tenho os meus fotógrafos preferidos, sigo o trabalho deles e inspiram-me todos os dias.

foquei-me na consolidação de conhecimentos, na fotografia experimental e em auto-retrato conceptual

Destaques do percurso artístico

Um dos destaques foi, sem dúvida, quando fiquei em segundo lugar a nível nacional no concurso de jovens criadores, no inicio de carreira, porque ajudou na validação do meu trabalho. E, obviamente, todas as exposições em que participei.

 

Em que projecto estás a trabalhar agora?

Devido à pandemia e à dificuldade em trabalhar com outras pessoas, foquei-me na consolidação de conhecimentos, na fotografia experimental e em auto-retrato conceptual.

Objectivos a médio e longo prazo

Mais exposições, sem dúvida, e outros projectos que estão a começar a sair da gaveta mas que ainda é cedo para revelar. Tirar o ampliador da garagem e voltar a ter o meu laboratório, revelar e ampliar alguns dos meus trabalhos…