Circuito de Bodyboard Ericeira 2021 arrancou com altas ondas!

 

Fotografia: Álvaro FR /ESC

 

O passado Sábado, dia 18 de Dezembro de 2021, ficou marcado pelo recorde de inscritos (73!) numa etapa de bodyboard do Ericeira Surf Clube, competição apresentada pela Ericeira Surf & Skate.

Com cerca de 32 heats pela frente e atletas oriundos de Norte a Sul do país, a competição começou pelas 8:30, com a categoria Open a abrir e a puxar pelo nível competitivo, tendo participado muitos bodyboarders que diariamente desfrutam da onda de classe mundial da Pedra Branca em incríveis sessões de freesurf, tal como sucedera nas jornadas anteriores

a entrega de prémios foi das mais bonitas e efusivas já vista na Ericeira

Quase dois anos depois da última etapa, os atletas tiveram oportunidade de comprovar toda a sua qualidade, polivalência e conhecimento das potentes esquerdas de uma das mais icónicas ondas da única Reserva Mundial de Surf da Europa.

Ao longo do dia, a prova passou pelas cinco categorias e em destaque esteve uma onda de 10 pontos de Tiago Pimentão (numa das baterias Masters), o regresso à competição do atleta Rui Ferreira, que deu um verdadeiro show de bodyboard após 13 anos de ausência ou, ainda, Bruno Dias, que foi intercalando a competição com a filmagem do campeonato até à final Open.

A prova viu-se obrigada a decorrer em palanque duplo durante alguns períodos, de forma a garantir que se realizaria na sua totalidade.

Quanto às finais, a prova feminina foi a primeira a ir para a água e mostrou-se bastante renhida, com Filipa Broeiro a liderar praticamente até final com a sua melhor onda a valer 8 pontos, mas ficando-lhe a faltar uma onda de backup para garantir a vitória final. A atleta Mafalda Martinho, que tem tido um ano desportivo espectacular – sagrou-se campeã nacional de Kickboxing – e uma vida académica bastante activa. Esta batalhadora nata na sua última onda virou completamente os resultados da final, passando de terceiro para primeiro e deixando Filipa Broeiro em segundo.

Rui Ferreira deu um verdadeiro show de bodyboard após 13 anos de ausência 

A Top 6 Nacional e estreante neste Circuito, Madalena Valério, alcançou o terceiro lugar nesta prova. As restantes posições do pódio ficaram para a Carolina Vintém, recentemente Mãe pela segunda vez, em quarto lugar, e Sara Pina em quinto.

Nos Masters, com a presença dos locais João Guedes e Gonçalo Pimenta na final, antevia-se que Rui Ferreira teria de puxar ao máximo do seu reportório de manobras que o eternizaram como um dos melhores bodyboarders portugueses de sempre, para levar de vencida os seus  valorosos oponentes. Venceu mesmo Rui Ferreira, com João Guedes a quedar-se na segunda posição a escassas sete décimas. O terceiro lugar foi alcançado por Gonçalo Pimenta e o quarto por Francisco Almeida, que teve alguns problemas de ordem física impeditivos de lutar por outra classificação.

No Open, a categoria “rainha”, após intensa competição ao longo de toda a prova, Bruno Dias foi insuperável. O score desta final comprova o seu actual momento de forma, tendo vencido sem qualquer contestação e deixando o super competitivo Nicolas Rosner no segundo posto, o exímio bodyboarder Pedro Grácio em terceiro e o “Chef” Mauro Bandeiras em quarto.

Nos Sub 18 Francisco Botelho esteve bastante forte ao longo de toda a competição, tendo levado de vencida esta categoria, deixando em segundo e terceiro lugar, respectivamente, os gémeos Gonçalo e Afonso Paulino, filhos do conceituado bodyboarder Nuno Paulino. O quarto lugar foi alcançado por João Maria Marques.

No final deste longo e intenso dia de competição decorreu a final de Dropknee, com a presença de alguns ilustres membros da comunidade nacional: Nicolas Rosner arrancou novamente a vitória numa etapa, fruto do seu fortíssimo frontside e da variedade de manobras aplicadas, deixando em segundo lugar o outro “goofie”, Matt Davies. Os restantes lugares do pódio foram ocupados por Nuno Paulino (3º) e Tiago Pimentão (4º), que durante a final procuraram as direitas do Backdoor.

Com a presença do Vereador da Câmara Municipal de Mafra, Pedro Carmo Silva, no final da Etapa procedeu-se à entrega de prémios, tendo sido distribuídos diversos prémios da Ericeira Surf & Skate, Native Açaí, Mothersurf e Boardculture.

A entrega de prémios foi das mais bonitas e efusivas já vistas na Ericeira, com os amigos de Mafalda Martinho a entoarem cânticos de apoio como uma autêntica claque organizada.

CLASSIFICAÇÕES FINAIS

OPEN

1º Bruno Dias (17,83)

2º Nicolas Rosner (15,03)

3º Pedro Grácio Costa (13,83)

4º Mauro Bandeiras (8,50)

FEMININO

1º Mafalda Martinho (10,20)

2º Filipa Broeiro (9,33)

3º Madalena Valério (9,10)

4º Carolina Vintém (4,73)

5º Sara Pina (1,83)

MASTERS

1º Rui Ferreira (11,13)

2º João Guedes (11,06)

3º Gonçalo Pimenta (9,66)

4º Francisco Almeida (3,70)

SUB 18

1º Francisco Botelho (12,66)

2º Gonçalo Paulino (10,67)

3º Afonso Paulino (10,00)

4º João Maria Marques (6,86)

DROPKNEE

1º Nicolas Rosner (11,07)

2º Matt Davies (10,66)

3º Nuno Paulino (4,37)

4º Tiago Pimentão (3,50)