Fotografia: DR
Este Sábado, dia 2 de Outubro, pelas 18:00, o concerto “Cancioneiro Musical Português – 40 melodias na língua portuguesa com piano – letras dos grandes escritores portugueses” vai subir ao palco da Casa da Música Francisco Alves Gato, em Mafra, para um fim de tarde de homenagem ao grande compositor Gustavo Romanoff Salvini, considerado um dos mais importantes da música portuguesa do século XIX.
Salvini escreveu canções sobre poemas de emblemáticos autores portugueses, como Camilo Castelo-Branco, Almeida Garrett, Guerra Junqueiro e João de Deus, entre outros. Ao fazê-lo, este compositor alemão tornou-se no primeiro compositor da História da música portuguesa a colocar em música estes grandes escritores. A sua música mostra influências claras de Schumann, Chopin e do Bel Canto italiano, podendo ser considerada como a primeira tentativa de criar conscientemente a canção erudita portuguesa.
Salvini foi o primeiro compositor da história da música portuguesa a colocar em música grandes escritores como Almeida Garrett
O concerto, protagonizado por Tânia Valente e Alexandra Bernardo (sopranos) e Bernardo Marques ao piano, apresenta obras de Gustavo Romanoff Salvini, José Vianna da Motta e Alfredo Keil – grandes compositores dos quais a obra de Gustavo foi precursora.
Os bilhetes encontram-se à venda nos Postos de Turismo de Mafra e Ericeira, na Ticketline e no local de realização de espectáculo, duas horas antes do início do mesmo. O valor dos bilhetes para munícipes e menores de 23 anos é de 3 euros e para o público em geral é de 5 euros.
Para mais informações encontra-se disponível a linha de contacto: 261 817 170.