Fotografia: Miri Paturel
O canal de televisão franco-germânico Arte vai transmitir um documentário sobre o Portugal de Paula Rego, onde a vida na Ericeira da mais reputada artista portuguesa contemporânea assumirá honras de destaque.
O programa “Invitation au Voyage” esteve a rodar, em Outubro, um episódio dedicado à pintora (realizado por Miri Paturel) que deverá ser transmitido em 2023, muito provavelmente entre os meses de Março e Abril do próximo ano.
Nesse episódio de 15 minutos do programa que cruza viagens com matérias culturais irá realizar-se uma viagem no tempo, regressando-se à infância de Paula Rego na Ericeira, onde viveu durante vários anos na Quinta Figueiroa Rego, de forma a compreender o papel que esta vila desempenhou na sua vida e obra até à morte, ocorrida no dia 8 de Junho deste ano.
No programa apresentado por Linda Lorin será, também, sublinhado o seu compromisso político e o lugar que as Mulheres ocupam na sua obra, ao longo de duas sequências, filmadas em Peniche e Cascais – o documentário também dará a conhecer a Casa das Histórias Paula Rego, museu cascalense dedicado à artista portuguesa.
descobrir ou revisitar lugares ou artistas que pertencem ao património comum
Neste episódio foram entrevistadas Emília Ferreira (do Museu de Arte Contemporânea do Chiado), Helena de Freitas (da Fundação Gulbenkian) e
Catarina Alfaro, da Casa das Historias.
O programa “Invitation au Voyage” é emitido pelo canal Arte entre Segunda e Sexta-feira, sempre às 18:10, desde Março de 2017. Em cada episódio descobre ou revisita lugares ou artistas que pertencem ao nosso património comum, seja este cultural, artístico ou físico.
Não é a primeira vez que personalidades lusitanas passam pelo “Invitation au Voyage”: os escritores Eça de Queiroz ou José Saramago são outros exemplos de figuras portuguesas retratadas no programa.
Esta publicação também está disponível em | This article is also available in: Inglês