Biografia de D. Maria Bárbara de Bragança vai ser lançada em Mafra

 

Fotografia: DR

 

No dia 18 de Abril vai ser lançada a biografia escrita por Sérgio Gorjão “D. Maria Bárbara de Bragança no Palácio de Mafra”, iniciativa que surge integrada no âmbito do Dia internacional dos Sítios e Monumentos.

Será na Biblioteca do Palácio Nacional de Mafra que se fará, a partir das 18 horas, a apresentação desta obra sobre o retrato de uma figura emblemática da realeza portuguesa e espanhola: nascida Maria Madalena Bárbara Xavier Leonor Teresa Antónia Josefa, imortalizou-se por ser filha d’El Rei D. João V (o monarca português cujo reinado ficou marcado pela iniciação da obras do Palácio Municipal de Mafra, em 1717, em virtude de uma promessa que fizera em nome da descendência que viesse a ter da sua esposa D. Maria Ana de Áustria) e por, mais tarde, se ter vindo a tornar Rainha Consorte de Espanha, pelo casamento com o Rei D. Fernando VI.

retrato de D. Maria Bárbara de Bragança encontra-se desde 2020 na sala D. João V do Palácio Nacional de Mafra

Em 2020, a sala D. João V do Palácio Nacional de Mafra recebeu o retrato de D. Maria Bárbara de Bragança através de uma angariação de fundos realizada pela Associação dos Amigos do Convento de Mafra que, em apenas dois meses, angariou €5.925, o valor necessário para a aquisição da obra, uma pintura a óleo atribuída à oficina do mestre italiano Jacopo Amiconi, pintor nascido em Veneza em 1682.

Esta obra ilustra a vida de D. Maria Bárbara, primogénita de D. João V e D. Maria Ana de Áustria, cujo nascimento, em 1711, está na génese da construção de um convento franciscano em Mafra, e faz a análise e comparação desta pintura, no contexto da fortuna iconográfica da rainha de Espanha.

O lançamento agendado para Segunda-feira é de entrada gratuita (sujeita à lotação do espaço) e será seguido de um apontamento musical em cravo protagonizado por Jenny Silvestre.

A iniciativa contará também com a participação da Associação Portuguesa de Museologia, que atribuiu ao Palácio, em 2021, um prémio na categoria de incorporação (de bens museológicos), e com a presença do Professor Doutor Vítor Serrão, catedrático e diretor do Departamento de História da Arte na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, que prefaciou a obra.

Para mais informações, é possível contactar o seguinte número de telefone: 261 817 170.