Fotografia: DR
Como forma de homenagear a “Embaixatriz dos Saloios”, a exposição “Beatriz Costa” vai estar patente no Edifício Municipal de Serviços – Loja do Cidadão, em Mafra, até ao dia 29 de junho.
A figura natural da Charneca do Milharado, localidade do concelho de Mafra, tornou-se um símbolo nacional do século XX. Estreou-se como actriz aos 15 anos no teatro de revista, foi uma das grandes protagonistas do cinema da sua época – com papéis inesquecíveis em filmes como “A Aldeia da Roupa Branca” –, escreveu artigos autobiográficos e ainda passou pelo mundo da música na década de 70. Um percurso que lhe granjeou enorme popularidade em vida e lhe abriu as portas da imortalidade.
Recordando a carreira incomparável duma personagem que nunca renegou as origens rurais apesar do sucesso alcançado, a Câmara Municipal organizou uma exposição que reúne representações deste ícone, entre as quais um conjunto de caricaturas pertencentes ao Museu Nacional do Teatro e peças de figurado de barro, da autoria de barristas mafrenses.
A mostra, inaugurada a 15 de abril, é de entrada livre e pode ser visitada durante o horário de funcionamento da Loja do Cidadão de Mafra, instalada em frente ao auditório municipal que evoca a memória de Beatriz Costa.