Fotografia: DR
A Câmara Municipal de Mafra (CMM) deu início às obras de requalificação do auditório Beatriz Costa. Segundo a CMM, as obras têm uma duração prevista de oito meses, implicando um investimento de 949 mil euros.
A decisão de intervir no auditório deve-se à necessidade de adaptar o edifício às normas de acessibilidade e mobilidade condicionada, além de atender às exigências contemporâneas no que diz respeito à segurança e acessibilidade para as actividades culturais.
edifício será alvo de uma série de melhorias significativas
Segundo a Agência Lusa, o auditório Beatriz Costa, que conta com cerca de 30 anos de existência, será alvo de uma série de melhorias significativas. O objectivo principal é aumentar o número de lugares disponíveis, aprimorar a acústica do espaço e efectuar obras de remodelação nos sistemas de ventilação, climatização e redes elétricas.
O auditório recebeu o nome de Beatriz Costa, nome artístico de Beatriz da Conceição, afamada actriz nascida a 14 de Dezembro de 1907 na Charneca do Milharado, Venda do Pinheiro, pertencente ao concelho de Mafra, onde a artista passou os seus primeiros anos de vida.
Beatriz Costa faleceu aos 88 anos, a 15 de Abril de 1996, num quarto do sexto andar do icónico hotel Tivoli, em Lisboa, estando sepultada no cemitério da Malveira.
Além do auditório Beatriz Costa, o município de Mafra inaugurou em 2020 o Centro Cultural da Malveira, infraestrutura que abriga um museu dedicado à trajectória e legado da talentosa actriz portuguesa.
Esta publicação também está disponível em | This article is also available in: Inglês