Fotografia: DR
A Ericeira prepara-se para receber o “Art with Trash”, um projecto do programa Erasmus+ que vai decorrer entre os dias 15 e 21 de Maio e através do qual vários alunos e professores, portugueses e estrangeiros, se vão juntar para realizar um vasto número de actividades relacionadas com o meio ambiente e a respectiva preservação.
O “Art with Trash” tem como objectivo a tomada de consciência das consequências que o lixo e os desperdícios exercem sobre o nosso planeta, dar a conhecer a importância do uso de produtos permanentes em vez de artigos descartáveis, ajudar os mais jovens a recusar o consumo excessivo e o material não reciclável, motivar todos a viver de uma forma mais económica, ecológica e, por conseguinte, de mais saudável, ao mesmo tempo que apresenta o valor social e educativo do Património Cultural Português.
desenvolver conhecimentos sobre questões ecológicas e a importância de proteger a natureza e o meio ambiente.
É esperado que estas actividades, workshops e experiência ecológica resultem numa consciência ambiental mais verde e que os alunos ganhem a noção dos malefícios do consumismo excessivo, de forma a adoptarem práticas futuras como a recusa de artigos concebidos com materiais nocivos e descartáveis, a exemplo do plástico, contribuindo para uma mudança de mentalidade que evite o desperdício.
No total, serão 29 docentes e alunos nacionais e 25 docentes e alunos estrangeiros que se juntarão na Ericeira com a finalidade de realizar um conjunto de eco-acções e actividades relacionadas com a protecção do ambiente, através das quais poderão descobrir várias formas de criatividade. Este é um tópico bastante recorrente nos dias de hoje, oferecendo ideias para combater o consumismo, e que dá aos participantes uma nova forma de conhecimento e compreensão da importância da natureza.
Vários são os parceiros locais que têm um lugar neste evento e que ajudarão a cumprir este objectivo, como por exemplo a Skeleton Sea, colectivo que contribui com a produção de workshops, orientados por pessoas cuja actividade profissional e artística se desenvolve em torno do uso de resíduos na criação de obras de arte.
Conheça aqui o programa completo deste projecto:
Domingo, dia 15 de Maio
No primeiro dia do “Art with Trash” os alunos estrangeiros serão encaminhados para as famílias anfitriãs portuguesas.
Segunda-feira, dia 16
O evento terá início com um pequeno-almoço às 8:30, seguindo-se as boas-vindas pela professora Violante grilo, docente da Escola Básica e Secundária António Bento Franco e coordenadora do programa Erasmus+ do respectivo agrupamento escolar.
Às 9:05 os alunos anfitriões irão apresentar a sessão “Portugal, Ericeira, Poetas Portugueses”, que terá como tema a Natureza e o Planeta.
o projeto Erasmus+ realiza múltiplas atividades relacionadas com a preservação ambiental
Às 9h20 são esperadas algumas palavras da professora Manuela Gonçalves, professora de educação física e coordenadora Eco-Escolas, que servirão de ponte para a sessão “How to Refuse”, apresentada pela professora de inglês Glória Andrade e pelos seus alunos do 8º ano.
Às 9:40 os professores Mónica Martins e Luciano apresentam uma sessão recheada de música e, às 10 horas, serão mostrados vídeos da Skeleton Sea e de Bordalo II.
Às 10h15, o professor Ricardo Carmesim apresenta uma sessão de dança no exterior do Auditório, seguindo-se um coffee break.
Às 10:35 dar-se-á a apresentação dos países de origem por parte dos alunos estrangeiros, países estes que são a Grécia, Espanha, Polónia e Lituânia.
Às 11 horas segue-se a criação dos grupos de Peddy Paper e a distribuição dos backbag “Art with Trash” e, de seguida, uma visita à Escola Física dada por esses mesmos grupos.
Às 12 horas, todos os participantes fazem uma pausa para o almoço e às 13:30, dão início ao peddy paper com os alunos do ensino secundário, a uma visita às escolas e às praias, através do carro Rosa e do Mini Bus da Junta de Freguesia, que acabará no Centro de Interpretação da Reserva Mundial de Surf da Ericeira.
Às 15 horas, tantos os professores como os alunos farão uma walking tour pela vila da Ericeira. Este primeiro dia de actividades terminará às 17 horas.
Terça-feira, dia 17
O dia começa com o habitual pequeno almoço dos professores, às 8:15. Os participantes saem da escola às 8:45 com destino à Olaria da Achada.
Às 10 horas dá-se uma visita à Tapada Nacional de Mafra e às 13 horas os participantes visitam a Aldeia Típica José Franco, no Sobreiro. Às 14 horas, os alunos e professores fazem a pausa para o almoço.
Às 15:30 as atenções mudam para Sintra, onde todos poderão conhecer o Museus Arqueológico de São Miguel de Odrinhas. Às 17:30, o dia dá-se por terminado.
Quarta-feira, dia 18
O pequeno-almoço tem início às 8h30, seguindo-se e uma visita ao URBAN ART, em Lisboa, às 9 horas. Às 13h00 dá-se a pausa para o almoço.
Às 16:30, dá-se a chegada de Lisboa à Ericeira, onde os professores se juntam para uma reunião, com fim Às 17 horas.
Quinta-feira, dia 19
O dia começa com o pequeno almoço às 8:30, seguido por um conjunto de actividades orientadas pela Skeleton Sea, direccionada aos alunos estrangeiros, e actividades didácticas divididas entre as salas de EVT, de Música e o campo de jogos.
Das 11 horas às 11:30, os alunos fazem uma pausa para o almoço.
Às 13 horas dá-se uma visita a Ribeira d’Ilhas, onde será dado início a um briefing que direccionará os alunos estrangeiros para uma volta pela Ericeira de carro, enquanto os alunos portugueses farão uma caminhada até à praia para uma sessão de limpeza e voleibol.
Às 13:30, 10 alunos estrangeiros irão conhecer as ondas de Ribeira d’Ilhas com uma aula de surf, enquanto outros 10 alunos estrangeiros e 20 alunos portugueses farão uma limpeza de praia e darão uma caminhada pelos montes de Ribeira d’Ilhas. Às 15:30, os restantes alunos trocam de actividades.
Às 17:30, os alunos farão o regresso à escola.
Sexta-feira, dia 20
O pequeno-almoço dá início ao dia às 9:30, seguindo-se um workshop de pintura onde os participantes poderão pintar pratos de cerâmica as partir das 10:30. Nesta mesma altura, os professores realizam a segunda reunião Erasmus+.
Às 12 horas os professores e os alunos fazem a pausa para almoço e, às 13:30, dá-se a apresentação “How to refuse over consuming in a modern world?”. De seguida, os alunos participam na actividade “Let’s Go Shopping”, às 14:30, e das 15:30 às 19 horas todos poderão explorar a Ericeira livremente.
Às 19 horas dá-se o jantar de despedida, onde serão entregues os certificados de participação e presentes. Nesta altura haverá, também, várias apresentações, entre música dança, canto e ranchos folclóricos.
Às 23:30, todos regressam a casa. No Sábado, dia 21, às 10 horas as delegações voltam aos seus países de origem, dando como terminada uma semana cheia de aventuras e, certamente, com muitas memórias e histórias para contar.
O projeto Erasmus+ actua em todos os países envolvidos e realiza múltiplas atividades relacionadas com o ambiente e a sua preservação. Neste programa estão implicados um total de 110 professores e alunos portugueses, gregos, lituanos, espanhóis e polacos.