“Art with Trash” realiza semana de actividades ambientais na Ericeira

 

Fotografia: DR

 

A Ericeira prepara-se para receber o “Art with Trash”, um projecto do programa Erasmus+ que vai decorrer entre os dias 15 e 21 de Maio e através do qual vários alunos e professores, portugueses e estrangeiros, se vão juntar para realizar um vasto número de actividades relacionadas com o meio ambiente e a respectiva preservação.

O “Art with Trash” tem como objectivo a tomada de consciência das consequências que o lixo e os desperdícios exercem sobre o nosso planeta, dar a conhecer a importância do uso de produtos permanentes em vez de artigos descartáveis, ajudar os mais jovens a recusar o consumo excessivo e o material não reciclável, motivar todos a viver de uma forma mais económica, ecológica e, por conseguinte, de mais saudável, ao mesmo tempo que apresenta o valor social e educativo do Património Cultural Português.

desenvolver conhecimentos sobre questões ecológicas e a importância de proteger a natureza e o meio ambiente.

É esperado que estas actividades, workshops e experiência ecológica resultem numa consciência ambiental mais verde e que os alunos ganhem a noção dos malefícios do consumismo excessivo, de forma a adoptarem práticas futuras como a recusa de artigos concebidos com materiais nocivos e descartáveis, a exemplo do plástico, contribuindo para uma mudança de mentalidade que evite o desperdício.

No total, serão 29 docentes e alunos nacionais e 25 docentes e alunos estrangeiros que se juntarão na Ericeira com a finalidade de realizar um conjunto de eco-acções e actividades  relacionadas com a protecção do ambiente, através das quais poderão descobrir várias formas de criatividade. Este é um tópico bastante recorrente nos dias de hoje, oferecendo ideias para combater o consumismo, e que dá aos participantes uma nova forma de conhecimento e compreensão da importância da natureza.

Vários são os parceiros locais que têm um lugar neste evento e que ajudarão a cumprir este objectivo, como por exemplo a Skeleton Sea, colectivo que contribui com a produção de workshops, orientados por pessoas cuja actividade profissional e artística se desenvolve em torno do uso de resíduos na criação de obras de arte.

Skeleton Sea

Uma das obras do colectivo – ph. Skeleton Sea

Conheça aqui o programa completo deste projecto:

Domingo, dia 15 de Maio

No primeiro dia do “Art with Trash” os alunos estrangeiros serão encaminhados para as famílias anfitriãs portuguesas.

Segunda-feira, dia 16

O evento terá início com um pequeno-almoço às 8:30, seguindo-se as boas-vindas pela professora Violante grilo, docente da Escola Básica e Secundária António Bento Franco e coordenadora do programa Erasmus+ do respectivo agrupamento escolar.

Às 9:05 os alunos anfitriões irão apresentar a sessão “Portugal, Ericeira, Poetas Portugueses”, que terá como tema a Natureza e o Planeta.

o projeto Erasmus+ realiza múltiplas atividades relacionadas com a preservação ambiental

Às 9h20 são esperadas algumas palavras da professora Manuela Gonçalves, professora de educação física e coordenadora Eco-Escolas, que servirão de ponte para a sessão “How to Refuse”, apresentada pela professora de inglês Glória Andrade e pelos seus alunos do 8º ano.

Às 9:40 os professores Mónica Martins e Luciano apresentam uma sessão recheada de música e, às 10 horas, serão mostrados vídeos da Skeleton Sea e de Bordalo II.

Às 10h15, o professor Ricardo Carmesim apresenta uma sessão de dança no exterior do Auditório, seguindo-se um coffee break.

Às 10:35 dar-se-á a apresentação dos países de origem por parte dos alunos estrangeiros, países estes que são a Grécia, Espanha, Polónia e Lituânia.

Às 11 horas segue-se a criação dos grupos de Peddy Paper e a distribuição dos backbag “Art with Trash” e, de seguida, uma visita à Escola Física dada por esses mesmos grupos.

Às 12 horas, todos os participantes fazem uma pausa para o almoço e às 13:30, dão início ao peddy paper com os alunos do ensino secundário, a uma visita às escolas e às praias, através do carro Rosa e do Mini Bus da Junta de Freguesia, que acabará no Centro de Interpretação da Reserva Mundial de Surf da Ericeira.

Mesa interactiva – detalhe da maqueta.

Às 15 horas, tantos os professores como os alunos farão uma walking tour pela vila da Ericeira. Este primeiro dia de actividades terminará às 17 horas.

Terça-feira, dia 17

O dia começa com o habitual pequeno almoço dos professores, às 8:15. Os participantes saem da escola às 8:45 com destino à Olaria da Achada.

Às 10 horas dá-se uma visita à Tapada Nacional de Mafra e às 13 horas os participantes visitam a Aldeia Típica José Franco, no Sobreiro. Às 14 horas, os alunos e professores fazem a pausa para o almoço.

Às 15:30 as atenções mudam para Sintra, onde todos poderão conhecer o Museus Arqueológico de São Miguel de Odrinhas. Às 17:30, o dia dá-se por terminado.

Quarta-feira, dia 18

O pequeno-almoço tem início às 8h30, seguindo-se e uma visita ao URBAN ART, em Lisboa, às 9 horas. Às 13h00 dá-se a pausa para o almoço.

Às 16:30, dá-se a chegada de Lisboa à Ericeira, onde os professores se juntam para uma reunião, com fim Às 17 horas.

Quinta-feira, dia 19

O dia começa com o pequeno almoço às 8:30, seguido por um conjunto de actividades orientadas pela Skeleton Sea, direccionada aos alunos estrangeiros, e actividades didácticas divididas entre as salas de EVT, de Música e o campo de jogos.

Das 11 horas às 11:30, os alunos fazem uma pausa para o almoço.

Às 13 horas dá-se uma visita a Ribeira d’Ilhas, onde será dado início a um briefing que direccionará os alunos estrangeiros para uma volta pela Ericeira de carro, enquanto os alunos portugueses farão uma caminhada até à praia para uma sessão de limpeza e voleibol.

Às 13:30, 10 alunos estrangeiros irão conhecer as ondas de Ribeira d’Ilhas com uma aula de surf, enquanto outros 10 alunos estrangeiros e 20 alunos portugueses farão uma limpeza de praia e darão uma caminhada pelos montes de Ribeira d’Ilhas. Às 15:30, os restantes alunos trocam de actividades.

Às 17:30, os alunos farão o regresso à escola.

Sexta-feira, dia 20

O pequeno-almoço dá início ao dia às 9:30, seguindo-se um workshop de pintura onde os participantes poderão pintar pratos de cerâmica as partir das 10:30. Nesta mesma altura, os professores realizam a segunda reunião Erasmus+.

Às 12 horas os professores e os alunos fazem a pausa para almoço e, às 13:30, dá-se a apresentação “How to refuse over consuming in a modern world?”. De seguida, os alunos participam na actividade “Let’s Go Shopping”, às 14:30, e das 15:30 às 19 horas todos poderão explorar a Ericeira livremente.

Às 19 horas dá-se o jantar de despedida, onde serão entregues os certificados de participação e presentes. Nesta altura haverá, também, várias apresentações, entre música dança, canto e ranchos folclóricos.

Às 23:30, todos regressam a casa. No Sábado, dia 21, às 10 horas as delegações voltam aos seus países de origem, dando como terminada uma semana cheia de aventuras e, certamente, com muitas memórias e histórias para contar.

O projeto Erasmus+ actua em todos os países envolvidos e realiza múltiplas atividades relacionadas com o ambiente e a sua preservação. Neste programa estão implicados um total de 110 professores e alunos portugueses, gregos, lituanos, espanhóis e polacos.