Fotografia: DR
O Festival de Música de Mafra Filipe de Sousa realiza-se de 30 de Maio (já amanhã, Dia do Município, portanto) a 29 de Junho, sendo a presente edição dedicada ao Brasil, com pianistas e obras de alguns compositores daquele “país irmão”.
“Este ano decidimos realçar a ligação ao Brasil que o próprio Filipe de Sousa também tinha”, afirmou na apresentação do festival o pianista e director artístico do evento, Adriano Jordão, que lembrou que o compositor Camargo Guarnieri dedicou a Filipe de Sousa, de quem era amigo, a sua “6ª Sinfonia”.
Outra das novidades desta edição é a composição “Abertura para Filipe de Sousa”, que o compositor Armando Mota escreveu de propósito para o festival, que foi apresentado na quinta doada por Filipe de Sousa à Fundação Jorge Álvares, em São Miguel de Alcainça, no concelho de Mafra.
“Escrevi uma obra que fosse acessível ao público”, explicou Armando Mota, classificando de “composição não convencional” a peça de sete minutos dedicada a Filipe de Sousa que, apesar de ser um compositor do século XX, bebia de influências “não modernas”.
A composição faz parte do concerto inaugural, no dia 30, em que a orquestra Sinfónica do Festival e os pianistas brasileiros Lígia Moreno e João Soares, dirigidos pelos maestros Armando Mota e José Ferreira Lobo, vão interpretar não só a nova composição, mas também concertos para piano e orquestra de Grieg e Rachmaninoff.
Organizado pela Câmara Municipal de Mafra e pela Fundação Jorge Álvares, o festival é dedicado ao pianista e compositor Filipe de Sousa, falecido em 2006, que, nos últimos anos de vida, residiu em São Miguel de Alcainça. Com o festival, as duas entidades querem homenagear Filipe de Sousa, que doou à fundação, ainda em vida, a casa e a propriedade que tinha naquela aldeia, onde reunira a sua biblioteca, colecções de obras de arte, discos, manuscritos, partituras e todo o seu espólio musical, explicou o presidente da fundação, Garcia Leandro.
O festival percorre diferentes salas de espectáculos do concelho, sempre com concertos às 21:30:
Em Mafra, o programa de comemorações do Dia do Município integra a 30 de Maio, no Largo Coronel Brito Gorjão, o primeiro de cinco concertos, protagonizado pela Orquestra Sinfónica do Festival de Música de Mafra Filipe de Sousa.
O festival prossegue a 1 de Junho na Casa da Música Francisco Ales Gato, em Mafra, com a pianista Simone Leitão a tocar obras de Heitor Villa-Lobos, Bach e Busoni, Mehmari e Rachmaninoff.
O Auditório Municipal Beatriz Costa, em Mafra, abre portas a 8 de Junho para o espectáculo a 2 pianos com o Duo Vivace, “Virtuosismo a 2 Pianos”.
No Auditório da Casa de Cultura Jaime Lobo e Silva, na Ericeira, a 15 de Junho actua João Elias Soares, em recital dedicado a “Mafra e o Brasil” e no dia 22 de Junho, apresenta-se a concerto Vasco Dantas, “Da Água para o Vinho”.
O Festival encerra no dia 29 de Junho, na Biblioteca do Palácio Nacional de Mafra, com um concerto dedicado a Saramago e ao seu instrumento de eleição, o violoncelo, “Mozart e Schubert para Saramago”, apresentando os Solistas de Lisboa nas cordas e o pianista Adriano Jordão.
Os bilhetes, que estão disponíveis nos postos de turismo de Mafra e Ericeira e em www.ticketline.pt, têm um custo de 5€ para o público em geral ou o custo de 3€ para munícipes ou menores de 23 anos.
Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 261 817 170 (Posto de Turismo de Mafra) e 261 863 122 (Posto de Turismo da Ericeira) ou em www.cm-mafra.pt.