Fotografia: DR
A Casa da Cultura D. Pedro V, em Mafra, vai receber hoje à tarde a apresentação do livro “O Círculo do Medo”. Esta é a primeira obra literária da autoria de Andreia Félix, que escolheu a Ericeira para viver.
Depois de introduzir a obra à comunidade na Ericeira, em Dezembro do ano passado, Andreia Félix vai dar a conhecer “O Círculo do Medo” no dia 1 de Abril, pelas 16 horas.
o resultado, nas palavras de Pedro Chagas Freitas, é um livro cheio de alma
Andreia Félix conta como tudo começou: “O Círculo do Medo” é um romance sobre memórias, a possibilidade de fazer escolhas diferentes e de as reconstruir. “Este livro nasceu pouco depois da morte do meu pai em Março de 2021 e, no início de 2022, ganhou para mim uma forma mais concreta e, a partir daí, foi imparável. Entrevistei várias pessoas, conheci as suas memórias, partilhei-as e partilhei-me”, explica a autora.
Pedro Chagas Freitas acompanhou a autora durante o processo de escrita do seu primeiro livro, e Andreia Félix afirma que o escritor foi o seu polícia. “A partir do momento em que, semana a semana, prestava contas do meu trabalho, não havia como procrastinar.” O resultado, nas palavras de Pedro Chagas Freitas, é “um livro cheio de alma.”
A intenção da autora é influenciar positivamente as pessoas à sua volta, acreditando que este livro é a expressão dessa intenção: “Não se deixem intimidar pelo título. O medo é algo que faz parte da vida e que tem o propósito de nos proteger. O problema é quando o medo nos bloqueia e impede de ir na direcção daquilo que queremos… É por isso que recordo memórias que podem ser as de qualquer pessoa e convido a reflectir se essas memórias influenciam o nosso presente e se queremos continuar com essa influência ou se queremos fazer outras escolhas. Na realidade, trata-se mais de um círculo de possibilidades.”, explica Andreia Félix.
E possível ler-se a seguinte sinopse: “serão as memórias passado, presente ou futuro? Que medos nascem com as memórias? Como influenciam as nossas escolhas? Construímos puzzles sobre a realidade e sobre quem somos. E vivemos segundo essas concepções. Este livro junta e baralha peças de puzzles. Talvez seja possível fazer outras escolhas.”
Natural de Matosinhos e residente na Ericeira, Andreia Félix é uma mulher cheia de garra. Fascinada por pessoas e histórias desde os 5 anos, iniciou-se no teatro aos 14 e começou a fazer rádio e a escrever no jornal local aos 16. Mudou-se para Lisboa, onde se licenciou em Jornalismo. É coach e especialista em comunicação. Desde 2015, co-cria (escrevendo e representando) espectáculos teatrais no Colectivo A Tribo, em Mafra. Para Andreia, estas paixões servem para provocar, fazer reflectir e inspirar mudanças, para inspirar outras pessoas a viverem-se na sua plenitude.
Pode descobrir mais sobre a autora, o seu percurso e “O Círculo do Medo” através do seu website e nas redes sociais Instagram e Facebook.
