Fotografia: DR
A consagrada escritora e jornalista Alice Vieira mantém há muito tempo uma forte relação com a Ericeira. Tal não será sequer uma grande surpresa para muita gente.
A novidade reside numa declaração realizada pela autora que, recentemente, considerou que a vila dos ouriços é a sua pátria.
Numa espécie de “carta de amor” assinada pela própria no site do Sol e que apresenta como título “Alice Vieira. Ericeira, a minha pátria” expõem-se os motivos que justificam essa sua afirmação.
a minha pátria é a Ericeira. Posso andar por muitos lugares —mas é sempre a ela que volto
Na rubrica “Viagens na Minha Terra” da versão digital deste semanário, Alice Vieira elenca uma série de argumentos para esta sua paixão tão duradoura e que começou na infância.
Embora confesse ser muito urbana, não pode estar afastada do mar, o que ajuda a compreender o equilíbrio aqui encontrado: “é uma cidade em ponto pequeno, rodeada por uma paisagem esplendorosa. Por isso a Paula Rego e os filhos se apaixonaram por ela, e lá viveram muito tempo.”
Da segurança ainda hoje experimentada nas suas ruas, cujo centro histórico mantém a identidade arquitectónica, passando pela gastronomia, o património histórico e cultural… e, claro, as praias e a Reserva Mundial de Surf, entre outros encantos e atracções, tanto de bom se partilha mas ainda “fica muito por dizer”.
Pode ler aqui o artigo original na íntegra.