Fotografia: Câmara Municipal de Mafra
O município de Mafra adjudicou recentemente à empresa MSDB Investments Lda a concepção, construção e exploração do futuro complexo desportivo no Parque Verde Urbano da Ericeira, que para a autarquia representa uma aposta na requalificação urbanística e ambiental da região.
O valor do investimento, estimado em 2,5 milhões de euros, foi confirmado por uma fonte municipal à agência Lusa, após a aprovação unânime da proposta de contrato em reunião pública do executivo municipal. A MSDB Investments Lda tem agora três meses para submeter o projecto de execução à Câmara de Mafra, enquanto esta última dispõe de até nove meses para se pronunciar sobre o mesmo. Após a conclusão das obras, a empresa terá um prazo de dois meses para abrir e iniciar a exploração do complexo.
complexo desportivo visa dotar o espaço de equipamentos que sirvam a comunidade e promovam o bem-estar
A renda anual acordada para a exploração do espaço será de 24 mil euros. Este complexo desportivo integra um plano mais vasto de revitalização do Parque Verde Urbano da Ericeira, com o objectivo de oferecer uma nova centralidade à vila, reforçando a oferta de infraestruturas que atendam a necessidades sociais, educativas e recreativas da comunidade local.
Segundo a proposta aprovada, para além de requalificar a fauna e a flora originais, o complexo desportivo visa “dotar o espaço de equipamentos que sirvam a comunidade e promovam o bem-estar”, proporcionando serviços que incentivem um estilo de vida mais activo e saudável.
O projecto irá incluir zonas de lazer, como áreas de jogo e recreio para crianças, um parque de merendas, um parque canino, um anfiteatro, além de um café e restaurante.
O complexo, que ocupará uma área de 12 hectares do antigo parque de campismo, incluirá seis campos de padel, dois de ténis e um de pickleball, todos com utilização paga pelos utilizadores. Outras áreas, como os campos de basquetebol, futebol e as pistas de skate e bicicleta, serão de acesso gratuito. Haverá também balneários para os utilizadores.
Um dos grandes objectivos deste projeto é combater o sedentarismo e a solidão, criando um ambiente que fomente a interação social e a prática de actividades físicas. A concessão do espaço será por um período de 20 anos, considerado o tempo necessário para amortizar o investimento realizado pela MSDB Investments Lda.
A autarquia de Mafra tinha, em Junho de 2023, aprovado a redução do parque de campismo de 18 para seis hectares, reservando os 12 hectares restantes para o desenvolvimento do Parque Verde Urbano da Ericeira. A redução resultou na retirada de todos os equipamentos e utilizadores da área de campismo, que incluía tendas, caravanas e ‘mobilehomes’, para dar início às obras de requalificação. O parque reabriu no Verão passado, com novas normas de funcionamento e um espaço significativamente transformado.