Academia de Ensino Superior de Mafra vai ministrar Cursos Técnicos Superiores Profissionais

Ericeira Business Factory - ph. DR

 

Fotografia: DR

 

A partir do próximo ano lectivo 2021 / 2022, o Concelho de Mafra passará a contar com uma Academia de Ensino Superior, que funcionará entre as vilas de Mafra e da Ericeira.

Esta instituição ministrará Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTESP) de Marketing Digital, Informática, Informática de Gestão e Produção de Actividades para o Turismo Cultural, mediante protocolo estabelecido com o Instituto Politécnico de Tomar, a funcionar nas instalações do antigo Centro de Saúde de Mafra; e Surfing no Treino e na Animação Turística, mediante protocolo com o Instituto Politécnico de Santarém e o Ericeira Surf Clube, a funcionar na incubadora de negócios Ericeira Business Factory – EBF. As candidaturas para estes cinco Cursos Técnicos Superiores Profissionais já se encontram abertas.

municípios pretendem um impulso na qualificação das populações e a modernização do tecido produtivo e da administração pública.

Esta iniciativa decorre da celebração dum contrato-programa entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (através da Direcção-Geral do Ensino Superior), o Ministério da Coesão Territorial (através das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo, Centro e Alentejo), os Municípios de Amadora, Arruda dos Vinhos, Loures, Mafra, Odivelas, Sintra, Torres Vedras e Vila Franca de Xira e os Institutos Politécnicos de Leiria, Santarém, Setúbal e Tomar, com vista à constituição da plataforma de ensino superior politécnico na zona Norte de Lisboa.

Através do aumento da oferta formativa pública de proximidade, especializada e articulada com as necessidades do tecido socioeconómico dos municípios, pretende introduzir-se um impulso na qualificação das populações e, consequentemente, na modernização do tecido produtivo e da administração pública.

Os CTESP são ministrados pelo ensino politécnico, atribuem 120 créditos e a sua duração é de quatro semestres curriculares de trabalho dos estudantes, constituídos por um conjunto de unidades curriculares organizadas em componentes de formação geral e científica, formação técnica e formação em contexto de trabalho, que se concretiza através de um estágio. Estes conferem um diploma de técnico superior profissional de nível 5 do Quadro Nacional de Qualificações, sendo que os seus titulares podem depois, se o pretenderem, aceder e ingressar nos ciclos de estudos de licenciatura e integrados de mestrado através de um concurso especial próprio a si destinado, adquirindo o respectivo grau académico.

Pode ficar a saber mais sobre os respectivos processos de candidatura no website e página de Facebook da Câmara Municipal de Mafra.