Matilde Oliveira tem 10 anos e está no top 30 nacional em karaté

Matilde Oliveira. Karaté. - ph. Rui Jorge Oliveira

 

Fotografias: Rui Jorge Oliveira

 

Matilde Oliveira, atleta das Piscinas da Ericeira, ficou em 26º lugar no Campeonato Nacional de Karaté, na vertente Kata (formas técnicas) da categoria Infantis, que se disputou no Sábado em Ponte de Sor, distrito de Portalegre. A prova, organizada pela Federação Nacional de Karaté-Portugal, contou ainda com as provas de Iniciados e Juvenis.

A jovem atleta, de apenas 10 anos, integrou o lote de 32 karatecas que acederam ao Campeonato Nacional, qualificando-se para a prova através dos resultados nos campeonatos regionais. As Piscinas da Ericeira conseguiram qualificar dois atletas para a competição em Ponte de Sor, mas apenas Matilde Oliveira marcou presença.

“Numa prova onde o nível técnico é elevadíssimo, e face à inexperiência da Matilde, pode dizer-se que se portou muito bem”, disse o treinador da atleta, João Ramalho, à AZUL. “[Matilde Oliveira] Demonstrou uma enorme vontade de vencer e de evoluir. Ela treina há apenas três anos, tem a graduação de cinto verde (quarta graduação em oito) e tem demonstrado um enorme potencial para este tipo de prova.”

Nesta temporada, Matilde Oliveira já ganhou dois torneios que serviram de preparação para o regional federativo. Para a próxima época, João Ramalho adianta que vão investir em provas interclubes e Opens para preparar a jovem atleta para o ritmo competitivo.

“Para se vencer é necessário perder muitas vezes, pois o carácter e qualidade revelam-se na forma como se ultrapassam as derrotas. Independentemente do futuro da Matilde e de todos os outros alunos, no Karate o mais importante é transmitir a mensagem de que com trabalho e persistência se conseguem resultados.

Matilde Oliveira. Karaté. - ph. DR

O treinador João Ramalho com a karateca Matilde Oliveira.