Numa altura em que o surf é uma moda global, o desporto e alguns dos seus apaixonados procuram reinventar o seu conceito. Viajam para lugar inóspitos, como o Ártico, transportam o surf para ondas estáticas e procuram novas formas de deslizar nas ondas, por via de objectos diferentes das habituais pranchas ou recriando estas com materiais pouco convencionais.
“Float the Boat” é uma experiência com uma pesada prancha de madeira – cerca de 10 vezes mais do que uma prancha normal – desenhada por Nick Uricchio, co-fundador e shaper da Semente, e testada por Gony Zubizarreta, surfista de Buenos Aires, Argentina, que escolheu a Ericeira para viver.
O ensaio dá-se nos Coxos, num dia de boas ondas, e serve para testar o desempenho da obra-de-arte de Nick Uricchio antes desta ficar exposta na parede da sala do também surfista. O resultado, dizem os intervenientes, foi positivo e não será de estranhar se, no futuro, virmos mais pranchas deste género dentro de água num desporto em busca de inovação.
Veja este e outros vídeos nos Ericeira Channels: #531631 e #280074 do Meo Kanal.
Esta publicação também está disponível em | This article is also available in: Inglês