Viajar até ao Império Otomano com as coreografias de “Roxelana”

 

Fotografia: DR

 

Sábado à noite a Casa de Cultura Jaime Lobo e Silva vai receber um espectáculo de Dança Oriental e Fusão Tribal inspirado na beleza, força e poder de Roxelana, uma personagem histórica do Império Otomano.

“Roxelana” é apresentado por Safiyah Bellydance e Vera Mahsati, responsáveis pelas coreografias que homenageiam uma escrava no harém durante o sultanato do mítico Suleyman – o Magnífico.

“A sua sensualidade, perspicácia e inteligência fizeram dela a favorita do sultão com quem se casa, desafiando as normas e costumes da época. A sua importância transcende a ascensão e posição no palácio, pois torna-se numa das figuras mais influentes e importantes no Império Otomano. Roxelana é uma personagem intemporal, exemplo de sobrevivência, resistência, superação e imponência.”

Das tribos nómadas aos serões eruditos do Palácio, propõe-se uma viagem inspirada no período Otomano, sem perder de vista a universalidade e contemporaneidade da história de Roxelana, símbolo de todas as mulheres que fizeram História.

Com interpretação de Safiyah, Vera Mahsati e alunas do Bellydance Studio – Ericeira e da Academia de Dança e Movimento – YouDance, a produção conta com o músico convidado Baltazar Molina nas percussões.

Este espectáculo está agendado para o dia 23 Junho às 21 horas. Os bilhetes têm um valor de 7€ para adultos ou 5€ para crianças até aos 12 anos.

Mais informações podem ser obtidas pelos seguintes contactos: safiyahbellydance@gmail.com e 966 810 758.