Fotografia: DR
A VETtuna, Tuna Académica da Faculdade de Medicina Veterinária-Universidade de Lisboa foi a grande vencedora da última edição do Festunas, realizada na Ericeira entre os dias 23 e 25 de Abril. Dos onze troféus em disputa cinco foram para os alunos de Medicina Veterinária, entre eles o de Melhor Tuna.
Pelo terceiro ano consecutivo o Festunas – Festival de Tunas Mistas da Ericeira trouxe mais de cem jovens estudantes à Ericeira, distribuídos por cinco tunas que espalharam música e animação pelas ruas da vila.
O concurso de tunas foi realizado na noite de 24 de Abril, no Largo de Santa Marta, e contou com centenas de pessoas na plateia. No último dia decorreu na Praça da República, mais conhecida como ‘Jogo da Bola’, a entrega dos troféus (da autoria de Pedro Brites) e o encerramento do evento, com diversas actuações.
A grande vencedora VETuna arrecadou os prémios para Melhor Serenata, Melhor Adaptação, Melhor Original, Melhor Solista e Melhor Tuna.
A Tunística, da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, levou para casa o prémio de Melhor Instrumental e o prémio Tuna mais Tema. A Tu Na D’Estes, da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra, conquistou os prémios de Melhor Pandeireta e Tuna mais Tuna.
O troféu para Melhor Passe Calles foi entregue à ActuaTuna, do Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida. A Magna Tuna ApocalISCSPiana, do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa, fechou a lista de vencedores com o prémio de Melhor Porta-Estandarte.