Vai assinalar-se o 5º aniversário da inscrição do Real Edifício de Mafra na Lista do Património da UNESCO

 

Fotografia: Nuno Vicente

 

Amanhã, dia 7 de Julho, o Real Edifício de Mafra vai celebrar o quinto aniversário da sua inclusão na Lista do Património Mundial da UNESCO com uma série de eventos culturais e cerimoniais. O programa diversificado inclui música, visitas guiadas e passeios pedestres, culminando com a apresentação do Centro Europeu de Música Portugal (CEM Portugal) e uma nova exposição.

As festividades começam às 8:45 com um concerto de carrilhão por Abel Chaves, aberto ao público, no Claustro Sul do Real Edifício de Mafra. Segue-se uma cerimónia evocativa às 9 horas, durante a qual será formalizada a instalação do CEM Portugal no Torreão Sul do Real Edifício de Mafra através de um protocolo de colaboração com o Município de Mafra. Esta cerimónia incluirá um momento musical com a pianista Shani Diluka, que vai interpretar obras de Domenico Scarlatti.

música, visitas guiadas e passeios pedestres, entre outras iniciativas

Às 10 horas será inaugurada a exposição “AD GLORIAM DEI. Do património histórico e artístico das irmandades de Mafra” na Galeria Municipal Torreão Sul. Esta exposição, comissariada pela historiadora de arte Teresa Leonor Vale, apresenta uma coleção de arte sacra e outros artefactos históricos das irmandades de Mafra.

A partir das 9:30, a Escola das Armas oferece o “Júnior BootCamp” para jovens entre os 10 e os 18 anos, com actividades físicas e militares. Os passeios pedestres “Trilhos da Tapada Militar à Tapada Real” começam às 10 e às 17 horas, passando por pontos históricos como o Forte do Juncal.

Também às 10 horas inicia-se o conjunto de visitas guiadas “Palácio e Convento – o Monumento” no Palácio Nacional de Mafra, explorando algumas das suas salas mais conhecidas. Às 11:30 haverá uma missa presidida pelo Cardeal D. Manuel Clemente na Basílica do Palácio Nacional de Mafra.

Órgãos da Basílica do Palácio Nacional de Mafra – ph. DR

Às 15 horas, na Tapada Nacional de Mafra, será apresentado o projecto arqueológico “Paisagens Antigas da Tapada de Mafra” por Ana Catarina Sousa e Marta Miranda. Às 15:30, um eco-passeio em carro elétrico oferece uma visita guiada pelo património natural da Tapada.

Às 16 horas a Basílica do Palácio Nacional de Mafra irá acolher um concerto especial com os seis órgãos históricos e coro, seguido por um concerto de carrilhão às 17:30, novamente por Abel Chaves. À mesma hora, no Campo dos Plátanos, haverá uma demonstração da Reprise da Escola de Mafra do Exército Português. Encerrando o dia, às 22 horas, a Banda Sinfónica do Exército realizará um concerto no Jardim do Cerco, integrado no Festival do Pão.

as actividades são gratuitas, mas algumas precisam de inscrição prévia

Este programa de comemorações é organizado pela Câmara Municipal de Mafra, Museus e Monumentos de Portugal/Palácio Nacional de Mafra, Exército Português/Escola das Armas, Tapada Nacional de Mafra e Paróquia de Santo André de Mafra.

As actividades são gratuitas, no entanto algumas delas precisam de inscrição prévia, que pode ser realizada através dos formulários disponíveis no website da Câmara Municipal de Mafra.