“Mafra Reciclar a Valer + Rua a Rua” inova processo de reciclagem com inteligência artificial

 

Fotografia: Câmara Municipal de Mafra

 

A Sociedade Ponto Verde (SPV), em parceria com a Câmara Municipal de Mafra, a Tratolixo, a Tetra Pak e a Associação dos Industriais de Vidro de Embalagem (AIVE), está a promover o lançamento do projecto “Mafra Reciclar a Valer + Rua a Rua”.

Este projeto-piloto resulta do programa de inovação colaborativa da SPV e da Beta-i, Re_Source e será implementado durante um ano na Quinta de Santa Bárbara e no Largo Mira Parque, na vila de Mafra.

são diversos os objectivos deste projecto-piloto

O projecto, uma novidade em Portugal, utiliza a tecnologia Recysmart, desenvolvida pela startup Candam, com o objectivo de aumentar as taxas de reciclagem de embalagens na Europa. Através do Recysmart, os municípios e as entidades gestoras podem envolver e incentivar a comunidade na gestão dos seus resíduos urbanos, oferecendo recompensas pelo uso correcto dos ecopontos.

A tecnologia Recysmart será incorporada em 20 ecopontos (dez verdes e dez amarelos) na fase piloto. Estes ecopontos inteligentes podem reconhecer e contar o número de embalagens de diferentes tipologias (plástico, embalagens de cartão para bebidas, metal ou vidro) introduzidas no sistema. Ao depositar as embalagens no ecoponto correcto, os cidadãos acumulam pontos no Cartão Mais, disponíveis também na APP, que podem ser trocados por descontos no comércio local.

Os objectivos do projecto “Mafra Reciclar a Valer + Rua a Rua” são motivar a participação da comunidade local na reciclagem correcta das embalagens, sensibilizar e educar sobre a importância da reciclagem e da economia circular, premiar os cidadãos que praticam a separação correcta dos resíduos, melhorar a quantidade e qualidade da recolha selectiva e testar a eficácia de tecnologias de sensorização e inteligência artificial no reconhecimento das embalagens.

A SPV e os seus parceiros, como a Câmara Municipal de Mafra, a Tetra Pak e a AIVE, asseguram o financiamento do projeto. Para a respectiva execução, contam também com o apoio da Tratolixo, da Ambiplastic e da Candam.

Para Hélder Sousa Silva, Presidente da Câmara Municipal de Mafra, “este projecto-piloto é uma excelente oportunidade para continuar a posicionar Mafra na vanguarda da gestão de resíduos em Portugal. Estamos empenhados em fomentar uma cultura de reciclagem entre os nossos cidadãos, proporcionando-lhes ferramentas inovadoras que facilitem e incentivem a correcta separação dos resíduos. A colaboração com a SPV e os outros parceiros reforça o nosso compromisso com a sustentabilidade e a economia circular. Queremos que os nossos cidadãos se sintam parte integrante da solução para um ambiente mais limpo e saudável. Com a implementação da tecnologia Recysmart, Mafra está igualmente a dar um passo significativo rumo a um futuro mais sustentável, alinhado com Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, em particular com o ODS 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis) e o ODS 12: Produção e Consumo Sustentáveis.”

Ana Trigo Morais, CEO da Sociedade Ponto Verde, acrescenta que “juntamo-nos novamente aos nossos parceiros para continuarmos, lado a lado, a trabalhar em estreita colaboração com as entidades locais, reforçando a nossa proximidade com as comunidades e com os cidadãos, numa actuação alinhada com a Agenda 2030 e os ODS das Nações Unidas. Reiteramos a importância da inovação, da utilização de mais tecnologia, de sistemas de gamificação e de mecanismos que recompensem os cidadãos, de modo a encontrar novas soluções que possibilitem o alcance das actuais metas de reciclagem de embalagens. Orgulhamo-nos de apoiar novos projectos tecnológicos como este, que oferecem e estimulam a eficiência no sector da gestão de resíduos – algo que tanto apoiamos e defendemos.”

com a implementação da tecnologia Recysmart, Mafra está igualmente a dar um passo significativo rumo a um futuro mais sustentável

Nuno Soares, Presidente do Conselho de Administração da TRATOLIXO, explica ainda que “a TRATOLIXO decidiu ser parceira do projecto ‘Mafra Reciclar a Valer + Rua a Rua’ desde a primeira hora, por se tratar de mais uma oportunidade de fomentar a reciclagem junto dos cidadãos. A colaboração com entidades de referência em projectos desta natureza, com foco na inovação e que visam potenciar hábitos de separação de resíduos nas comunidades, está completamente alinhada com o objectivo da TRATOLIXO em reforçar o seu compromisso com a sustentabilidade e a economia circular.”

Ingrid Falcão, Sustainability Manager da Tetra Pak Ibéria, alerta para a urgência de “aumentar a taxa de reciclagem em Portugal, através de acções que reforcem a recolha selectiva, por exemplo das embalagens de cartão para alimentos e bebidas, que são bastante populares entre os consumidores nacionais. Para a Tetra Pak, esta é uma prioridade e estamos empenhados em ser parte activa de soluções que reforcem a participação dos consumidores no processo de reciclagem. A colaboração entre todos os agentes da cadeia de valor, mas também as parcerias entre entidades públicas e privadas, são uma parte essencial deste caminho, que deve convocar todos para que, juntos, possamos cumprir as metas europeias nesta área e proporcionar um futuro mais sustentável para todos.”

Tiago Moreira da Silva, Presidente da AIVE, comenta que “sendo Portugal o maior produtor per capita de embalagens de vidro da Europa, não faz qualquer sentido ter uma das mais baixas taxas de reciclagem deste material. A indústria vidreira nacional está totalmente empenhada em reverter estes resultados, porque é possível reciclar 100% das embalagens de vidro utilizadas no nosso país; razão pela qual tem promovido e financiado vários projectos-piloto, com parceiros da sua cadeia de valor, para testar novas soluções mais adaptadas às necessidades dos utilizadores. Com as tecnologias emergentes, novas possibilidades surgem, e com elas ideias inovadoras, como é o caso da digitalização e gamificação presentes neste projecto, que se traduzem em novas oportunidades para promover e estimular a recolha selectiva dos resíduos de embalagens para reciclagem.”

E, por último, Benjamin Varese, Director Comercial da Candam, fala sobre o propósito e missão nesta iniciativa: “com este projecto, procuramos validar a nossa proposta de valor em Portugal. O nosso objectivo é simples: que se recicle mais e melhor. Confiamos que conseguiremos uma maior quantidade de embalagens correctamente separadas pelos cidadãos de Mafra e com melhor qualidade do material recolhido, como já fizemos em Espanha e noutros países. Estamos profundamente agradecidos a todas as entidades parceiras e às pessoas por trás delas pela confiança. Ao longo do processo de preparação, encontramos um incrível espírito de colaboração e compromisso por parte de todas as equipes, trabalhando em direcção a um objectivo comum. Além disso, agradecemos à Câmara Municipal de Mafra por nos abrir as portas da sua cidade [vila]. Na Candam, estamos certos de que este projecto será o primeiro de muitos que realizaremos em Portugal. Sabemos que entrar no mercado com a Sociedade Ponto Verde significa entrar pelo caminho certo. Realmente esperamos poder contribuir com o nosso grão de areia e ajudar Portugal a alcançar as suas metas de reciclagem.”