Fotografia: DR
No Sábado, dia 24 de Janeiro, a Hearts into Nature vai promover um passeio pelos Bosques da Aldeia da Mata Pequena e Penedo do Lexim
A proposta passa por explorar a natureza do vale de Cheleiros e os respectivos bosques envolventes.
este passeio de 7,5 km apresenta uma dificuldade moderada
Ao longo do vale, os bosques de carvalhos, choupos, carrascos e sanguinhos envolverão os participantes na sua sombra fresca, e o cantarolar suave da Ribeira da Mata acompanhará os seus passos, sendo ainda possível sentir a presença acolhedora das árvores e aprender a identificar algumas das plantas comestíveis e medicinais que crescem neste vale.
Chegando à Aldeia da Mata Pequena, haverá uma pausa para merenda junto a uma antiga oliveira, seguindo-se uma visita a esta típica aldeia saloia cuidadosamente recuperada, onde as construções e os objectos tradicionais contam histórias de outros tempos.
Depois seguir-se-á até ao Penedo do Lexim – antiga chaminé vulcânica que fazia parte do complexo vulcânico de Lisboa –, onde se impõe a imponência das rochas basálticas e a presença protectora dos carvalhos.
O ponto de encontro encontra-se marcado para a Igreja de Cheleiros, Rua da Sociedade 2640-145 Cheleiros (Coordenadas GPS: 38°53’21.74″N 9°19’37.75″W), tendo o passeio hora de início marcada para as 10:00 e final para as 15 horas
As inscrições, que podem ser realizadas aqui, encontram-se abertas até às 10 horas do dia 22 Janeiro.
Informações adicionais
Distância: 7,5 km
Dificuldade: Moderada (Nível 2)
O percurso poderá apresentar desníveis acumulados maiores ou algumas zonas com declives acentuados ou zonas com terreno acidentado e irregular. É adequado a pessoas saudáveis, que caminhem com frequência, mas não requer elevada preparação física.
Idade mínima recomendada: 10 anos
Preço: Adultos – 15€; Crianças e jovens até 17 anos – 10€
Nº mínimo de participantes: 5
Nº máximo de participantes: 20
O que levar:
– Botas ou ténis de caminhada com boa aderência;
– Calças confortáveis para caminhada, polar, casaco impermeável;
– Água, merenda e alimentos energéticos (frutos secos, barras de cereais);
– Bastões de caminhada (opcional).
