Fotografia: CR-Ericeira Produções
Dois roteiros turísticos dedicados aos Caminhos Marianos e aos Caminhos de Santiago e o Guia de Boas Práticas de Interpretação do Património Religioso foram apresentados ontem na Igreja dos Grilos, Porto. A iniciativa do Turismo de Portugal e do Secretariado dos Bens Culturais da Igreja surge numa altura em que o turismo religioso cresce em todo o país, incluindo Mafra, que já delineou uma estratégia de promoção deste sector.
“O património religioso faz parte integrante da nossa cultura e desempenha um papel determinante na diferenciação do Destino Portugal, pelo que a sua valorização é essencial ao desenvolvimento da actividade turística”, disse o presidente do Turismo de Portugal, João Cotrim Figueiredo.
A sessão contou com intervenções do dirigente e de D. Pio Alves, Presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais, e uma visita guiada ao Museu de Arte Sacra e Arqueologia pelo Padre António Azevedo, reitor do Seminário Maior do Porto.
Paralelamente à apresentação dos roteiros, foi divulgado um Guia de Boas Práticas de Interpretação do Património Religioso, que visa apoiar os profissionais do sector turístico e gestores do património religioso na promoção e interpretação destes recursos patrimoniais.
Depois da apresentação no Porto, segue-se a região de Lisboa, a 6 de Junho, pelas 18.30 horas, no Palácio Nacional de Mafra, e a região Centro, a 23 de Junho, pelas 17 horas, na Sé Velha de Coimbra. Posteriormente, o Alentejo e o Algarve recebem estas apresentações.
Estima-se que Portugal movimenta sete milhões de pessoas por ano que se dedicam ao turismo religioso, resultando em receitas anuais a rondar os 700 milhões de euros e situando-se nos 10% do total do movimento turístico nacional.
Este género de turismo foi classificado como produto turístico prioritário no âmbito do Plano Estratégico do Turismo 2013-2015.