Fotografia: DR
Existem três novas confirmações para o cartaz do Sumol Summer Fest: aos norte-americanos THEY. juntam-se ainda ao festival de música da Ericeira os portugueses GROGNation e Kappa Jotta.
THEY. é um dos projectos mais estimulantes e ecléticos dos últimos anos. E é mesmo difícil arranjar uma etiqueta para este duo oriundo de Los Angeles. Por aqui há hip hop, rock, r&b, pop, e referências tão diferentes como Nirvana, New Edition, Ed Sheeran, Taking Back Sunday ou James Brown.
A dupla THEY. nasceu do encontro entre Dante Jones e Drew Love. Drew escrevia para cantores de r&b como Chris Brown, enquanto que Dante emprestou o seu talento a artistas como will.i.am ou Kelly Clarkson (com quem até ganhou um Grammy). Quando se encontraram, na Califórnia, logo começaram a fazer música juntos e com muito sucesso.
Em 2015 lançaram o single “Working For It”, em colaboração com Zhu e Skrillex, um tema que continua a ser um marco na carreira da dupla. “Nü Religion”, o primeiro EP, também saiu no ano de 2015 e foi bem recebido tanto pelo público como pela crítica, graças ao seu ecletismo, às guitarras marcantes, à produção atmosférica e às vozes a lembrar nomes como The Weeknd, the-Dream ou até Gallant. Os singles “Say When” e “Deep End”, editados em 2016, fizeram crescer ainda mais as expectativas para o disco de estreia, “Nü Religion: Hyena”. Este registo de estreia prova que os THEY. bebem de muitas fontes, o que resulta num som muito próprio, um certo “Grunge&B”… É impossível ficar indiferente à força de temas como “U-RITE”. E no final do ano de 2018 editaram mais um EP, “Fireside”, que adiciona mais bons motivos para não perder o concerto dos THEY. no dia 5 de Julho no Palco Sumol do Sumol Summer Fest.
Os GROGNation, por seu turno, não são apenas uma Crew, constituem uma linha de pensamento que junta um grupo de amigos de Mem Martins. NastyFactor (António), Tem-P (Harold), Prizko (Tiago), Neck (André) e Papillon (Rui) são vizinhos e amigos, e dada essa proximidade geográfica e harmonia de pensamentos, também se juntaram para fazer rap. Trabalharam com artistas como Sam The Kid, NBC e Sir Scratch, experiências que foram decisivas para ganhar uma posição no hip hop português. O talento do grupo chamou a atenção de outros, como prova a presença em palcos como o MEO Sudoeste, em 2014 e em 2017, através da Curadoria dos Orelha Negra. Os GROGNation oferecem-nos um hip hop marcado pelo quotidiano destes cinco amigos, mas também por uma aguçada crítica social. “Nada É Por Acaso”, o projecto editado em 2017, mostra a grande forma do coletivo de Mem Martins. Conta com produções de nomes como Cálculo, Jucizy, DJ Ride, NastyFactor, METAMVDNESS, Sam the Kid, Holly, Fabrice, Neo Beats ou Lhast!
Já Kappa Jotta começou a sua caminhada no hip hop em 2004, com apenas 14 anos. Com Mnémiko e Arma Vokal, foi pioneiro ao formar um grupo de rap da Linha de Cascais “Guerrilha Urbana”, que surgiu em 2006. A primeira mixtape a solo chegou em 2010, intitulada “Violência Musical”. Em 2013, é lançado o EP “Joker”, um registo que reuniu Kappa Jotta, Lhast, Khapo e Dj Big, alcançando um grande sucesso junto do público do hip hop português. Em 2014, Kappa ganhou o prémio de “Artista Revelação” atribuído pelo HipHopWeb. O seu primeiro disco, “Vírus”, chegou em 2015 e contou com as participações de Carolina Deslandes, Bispo, Lhast, Jackpot BCV, João Tamura, Khapo, DJ BIG e Charlie Beats, entre outros. Dois anos depois, foi a altura de editar o segundo álbum, intitulado “Ligação”. E no final de 2018, o rapper lançou o single “Tribo”, mais um tema que o coloca no topo das apostas musicais para 2019.
Já confirmados:
Dia 5 de Julho
Palco Sumol – Young Thug , THEY., Kappa Jotta
Dia 6 de Julho
Palco Sumol – BROCKHAMPTON, Holly Hood , GROGNation
Mais novidades serão anunciadas brevemente pela organização do festival.