Fotografia: Armando Jorge Mota Ribeiro
No dia 26 de Julho, das 18 às 22:30, três chefs reconhecidos e com provas dadas na cozinha de fogo estarão reunidos à volta da fogueira, num serão aberto a todos no Emme On Fire, o espaço gastronómico outdoor do hotel Immerso.
Alexandre Silva fará as honras da casa e, com a sua equipa, receberá António Galapito e Manuel Liebaut. Nessa noite tudo será cozinhado no fogo, quer no generoso fire pit do terraço/anfiteatro com vista para o mar, quer nos fornos a lenha e grelhas que também ocupam esse espaço exterior. Cada cozinheiro preparará várias entradas, pratos principais e sobremesas, num ambiente descontraído, de festa e sempre com aroma a fumado.
o Emme on Fire privilegia o produto local e a oferta da costa, características fundamentais do projecto
O menu está ainda a ser ultimado, mas os chefs já começaram a tomar decisões quanto a algumas das sugestões que irão servir. Entre outras coisas, o trio está a preparar pêssegos, toucinho e pimentão e escabeche de batata-doce no borralho, óleo de salsa e ervas como entradas; bacalhau assado, gaspacho de amêndoa e romesco de tomate assado, codornizes “piripiri”, peixe do dia, feijão branco e mel ou leitão assado com molho de pimenta e salada de alface estarão entre os pratos principais.
Já nas sobremesas haverá gelado de leite e morangos grelhados ou frutos vermelhos, mel e iogurte, óleo de hortelã e gengibre, por exemplo.
Alexandre Silva e a equipa do Emme on Fire garantem privilegiar o produto local e a oferta da costa, características fundamentais do projecto e do trabalho que têm vindo a apresentar.
A participação tem o valor de 60 euros consumíveis. As reservas devem ser feitas através do e-mail reservas@immerso.pt ou do contacto +351 261 104 420.
SOBRE OS CHEFS
Alexandre Silva é formado em Cozinha/Pastelaria e Gestão de F&B na EHT de Lisboa e em Gastronomia Molecular no Instituto Superior de Agronomia. Passou por projectos como o Bocca, o Alentejo Marmòris Hotel & Spa e a Bica do Sapato até abrir o LOCO, que em 2015 ganhou a primeira Estrela Michelin meses após a sua abertura. Em 2022 estreou a sua cozinha atlântica no Emme.
António Liebaut, após vários anos de experiência internacional — do Noma, em Copenhaga, ao Burnt Ends, em Singapura, com passagem por alguns dos restaurantes de Albert Adriá — regressou a Portugal em 2017 para trabalhar ao lado do Chef Alexandre Silva. No restaurante estrela Michelin, LOCO, foi responsável pela área de inovação e desenvolvimento até a abertura do Fogo, onde foi Chef Executivo até 2022. Desde a edição de 2019 do Chefs On Fire tornou-se Chef Executivo da LOHAD, contribuindo com a sua experiência para tornar este festival português num dos melhores do mundo.
Aos 33 anos, António Galapito é chef do Prado, um dos mais reconhecidos restaurantes de Lisboa. Trabalhou em Londres, em vários restaurantes de renome, dois deles premiados com Estrelas Michelin: ‘Viajante’, ‘The Corner Room’ (ambos de Nuno Mendes), ‘Lyle’s’, de James Lowe, e ‘Taberna do Mercado’, também de Nuno Mendes. Desde que voltou para Portugal, António andou a viajar pelo país para conhecer e estabelecer parcerias com criadores, pescadores e produtores, criando uma rede quase exclusiva de fornecedores, inclusive de vinhos orgânicos, biodinâmicos e naturais, feitos artesanalmente.