Fotografia: ASP
Tiago ‘Saca’ Pires vai integrar o top 34 do circuito mundial da Association of Surfing Professionals (ASP) em 2014 depois de ter recebido um injury wildcard, anunciou o atleta na sua página de Facebook. O único surfista português no tour mundial terminou a temporada no 36º lugar, o que o deixava, teoricamente, fora da divisão de elite do próximo ano, o que não se confirmou com a atribuição do wildcard.
“Comecei o dia com uma grande notícia. É oficial, sou um dos injury wildcards escolhidos pela ASP World Tour Surfing para 2014! Muito obrigado a todos pelo vosso incansável apoio neste ano tão difícil”, comunicou o surfista jagoz na sua página de Facebook.
‘Saca’ esteve mais de metade da temporada fora das competições depois de se ter lesionado num joelho em finais de Maio durante uma sessão de free surf em Santa Cruz, Califórnia, EUA. No total, o atleta da Ericeira não competiu em oito etapas do World Tour. As esperanças do surfista viraram-se para o injury wildcard, uma entrada especial para os atletas da divisão maior que se lesionem durante a temporada, mantendo-se grande parte do ano arredados dos campeonatos. Tiago Pires disputou o cartão de entrada com os também lesionados Owen Wright (fora de oito competições em 2014), Glenn Hall (6) e Dusty Payne (4).
A decisão sobre a atribuição do injury wildcard, que passou pela ASP e por uma junta médica especializada, baseou-se no número de provas em que os atletas não participaram e na gravidade das lesões. Tiago Pires e Owen Wright foram puxados para a divisão maior, enquanto Glenn Hall ficou como primeiro suplente.
Tiago Pires vai entrar na sua sétima temporada consecutiva a competir no ASP World Tour e aguarda-se para saber se estará recuperado a tempo da primeira etapa do circuito de 2014, o Quiksilver Pro Gold Coast, que se disputa a 1 de Março na Austrália.
Esta publicação também está disponível em | This article is also available in: Inglês