As entradas informativas numa enciclopédia estão reservadas aos eventos que alteram o rumo habitual da vida. Ali constam os factos históricos que transformam o mundo e as sociedades e as figuras que protagonizam essas mudanças e que ilustram os acontecimentos que definem uma época, para o bem e para o mal. Ora, no que toca ao mundo do surf, Tiago Pires é já um rosto histórico: é o melhor surfista português de todos os tempos e uma presença regular entre os melhores atletas do mundo. É por isso que o atleta da Ericeira tem, finalmente, um registo intemporal na Encyclopedia of Surfing presented by Surfer.
O perfil de Tiago Pires (que pode ser revisto aqui) centra-se exactamente no título que, até ver, ainda ninguém lhe pode retirar: o de mais influente surfista do litoral português. Mesmo que surja alguém que destrone os seus feitos, ‘Saca’ ficará para a história como o primeiro atleta nacional a figurar na divisão de elite do surf durante várias temporadas e principal impulsionador do surf nacional além-fronteiras
A enciclopédia relembra que Tiago Pires foi campeão nacional júnior em 1994 e 1995, campeão europeu em 1999 e o Rookie of the Year na Triple Crown of Surfing de 2000. Oito anos mais tarde, o atleta da Ericeira havia de atingir o ponto alto da carreira: a ascensão à primeira divisão do Circuito Mundial ASP, de onde nunca mais arredou pé até aos dias de hoje. Em 2010, ‘Saca’ obteve a sua melhor classificação de sempre: o 21º lugar do ranking mundial. Com um surf power e talhado para ondas cavadas, o Tigre Português já foi descrito pelo multicampeão mundial Kelly Slater como um “fantástico navegador de tubos”.
A Encyclopedia of Surfing presented by Surfer é uma publicação online fundada em 2011, fruto do sucesso duma campanha de crowdfunding, que pretende registar para a história todos os momentos e figuras que, de alguma forma, ajudaram a definir a evolução do surf, desde os seus primórdios até aos dias de hoje.
Esta publicação também está disponível em | This article is also available in: Inglês