Fotografia: DR
A Mafra Business Factory (MBF) recebe Quarta-feira de manhã a segunda edição da Startup Europe Week (SEW). Trata-se duma iniciativa europeia que visa reunir investidores, tecido empresarial, associações, empreendedores e autoridades locais num debate informal sobre as oportunidades e desafios do empreendedorismo local.
Este ano o evento conta com a presença de relevantes protagonistas nas mais variadas áreas, juntando mais de 40 países e mais de 280 co-organizadores – entre as quais a MBF –, à semelhança da primeira edição, que em 2016 passou pela Ericeira Business Factory.
Na Mafra Business Factory estarão, entre outros, representantes das seguintes instituições: Câmara Municipal de Mafra; juntas de freguesia de Mafra e da Ericeira; A2S – Associação para o Desenvolvimento Sustentável da Região Saloia; CLDS 3G Mafra – CONSIGO – Contrato local de desenvolvimento social; GAE – Gabinete de Apoio ao Empreendedorismo; e BAOeste – Business Angels do Oeste.
A entrada para este evento é gratuita, mas requer inscrição prévia.
Agenda da SEW 2017 (“Empreendedorismo no Concelho de Mafra – Oportunidades e Desafios”)
A recepção dos participantes e dos oradores está marcada para as 10 horas do dia 8 de Fevereiro. Às 10:10 será apresentado um curto vídeo de introdução à Startup European Week e às 10:15 os oradores farão breves apresentações.
Às 10:45 será iniciada uma conversa aberta até ao final de sessão, marcada para as 12 horas.
O que esperar da SEW 2017?
A SEW é uma excelente oportunidade para os empreendedores aprenderem mais sobre todos os recursos disponíveis na sua região, bem como a nível Europeu.
- Sessões informativas sobre acções específicas actualmente desenvolvidas pela autoridade local de forma a apoiar os empreendedores, como subsídios locais, incentivos fiscais, espaço de trabalho e financiamento.
- As autoridades regionais terão uma sessão de conversa e de networking com os empreendedores de forma a apresentar todas as soluções e recursos para ajudar cada negócio.
- A apresentação de projectos a nível Europeu já existentes, fundos e iniciativas que podem beneficiar cada negócio, como os Erasmus para empreendedores, as iniciativas Horizon 2020 e os projectos Startup European.
- Acesso a uma base de dados de informação relevante e detalhes acerca de todos os apoios disponíveis.
- Oportunidades únicas de networking com outros empreendedores, investidores e principais interessados da mesma área.
- Informação sobre o acesso a fontes de financiamento da região.
- Oportunidade de falar directamente com empreendedores e investidores locais sobre os seus negócios e de saber pela voz da experiência como fizeram uso dos recursos fornecidos pela autoridade local para criar e melhor os seu negócio.