‘Saca’, Despomar e Pedro Soeiro Dias na Surf Out Portugal

 

Fotografia: DR

 

A FIARTIL – Feira de Artesanato do Estoril – vai receber, nos dias 15 e 16 de Setembro, a primeira edição da Surf Out Portugal, que vai juntar entre outros nomes e marcas Tiago ‘Saca’ Pires, a Despomar e Pedro Soeiro Dias, que constituem uma espécie de “embaixada” da Ericeira.

A Surf Out foi idealizada pelos irmãos Patrick e Salvador Stilwell, dois surfistas que querem dar o seu contributo ao sector do Surf, evidenciando a “fase notável” pela qual este está a passar. Esta ambição é partilhada por cerca de 50 marcas e entidades que estarão presentes no evento e por um vasto leque de personalidades da indústria.

Além de Pedro Soeiro Dias, Director de Marketing da Despomar, e de Tiago Pires, lenda do surf e responsável pela ReAct Sports Management, Francisco Simões Rodrigues, presidente da Associação Nacional de Surfistas, é outro dos nomes que irão partilhar as suas visões sobre o futuro deste sector com alguns dos principais players, desportistas e simpatizantes do surf.

Até agora, o surf português tem-se potenciado sobretudo pelo turismo e pelos nossos surfistas, mas a área da indústria também tem potencial para ser mais evidenciada e a Surf Out Portugal visa, precisamente, colmatar essa lacuna: o objectivo da iniciativa, que conta com o cunho do Turismo de Portugal, é criar um ecossistema que dê visibilidade à indústria do surf, para que esta possa evoluir ao mesmo ritmo que os restantes sectores.

“Por norma, falamos primariamente da faixa de competição, em específico na Liga MEO Surf e dos eventos internacionais, mas é importante também darmos espaço à indústria, aos seus pensadores e demais agentes. É uma vertente diferente mas também necessariamente importante”, afirma Francisco Simões Rodrigues, presidente da Associação Nacional de Surfistas (ANS), salientando que “todas as iniciativas de promoção e divulgação do surf são altamente positivas para o desenvolvimento da modalidade em Portugal”.

A ANS é um dos parceiros institucionais da iniciativa, que, além de muita animação e actividades, vai mostrar o que de melhor se faz no país com uma mostra de produtos e serviços com cerca de 50 expositores. Para além disso, o futuro do sector do surf será debatido durante os dois dias de evento nas Surf Talks by Turismo de Portugal, que vão contar com a experiência e visão de figuras relevantes, onde se inclui Francisco Simões Rodrigues.

Tiago Pires: A Surf Out Portugal propõe-se a estabelecer um marco muito importante no cenário actual do surf em Portugal

Apesar do árduo trabalho no sector, o presidente da associação acredita que ainda há muito para aprender e evoluir e, como tal, garante que se vai sentar na primeira fila para absorver tudo o que os intervenientes possam partilhar e que a associação possa transmitir aos que representa: “A ANS representa o segmento premium dos surfistas portugueses, desde os principais embaixadores da modalidade – que já vingam internacionalmente -, aos que agora dão os primeiros passos nesse sentido, incluindo os que também o ambicionam. Mas mais ainda…a ANS comunica e interage permanentemente com estes mas também com as demais pessoas que consomem a modalidade. Neste sentido, a ANS assume-me como o bom aluno, que se vai sentar na primeira fila a absorver o que de melhor a Surf Out Portugal tem para transmitir”, diz o representante.

Na Surf Out Portugal, Francisco Simões Rodrigues espera que “se possam desenhar e fortalecer linhas de entendimento para futuros negócios, sempre com o surf como denominador comum às partes envolvidas”. Desejamos que na Surf Out Portugal se façam boas e importantes reflexões sobre o estado atual do surf em Portugal e se estabeleçam metas orientadoras para o médio-longo prazo. Lado a lado estarão surfistas, profissionais endémicos e não endémicos, parceiros e consumidores da modalidade e demais relacionados. O resultado final vai ser muito interessante”, remata.

A visão do presidente da ANS não é, de resto, distinta dos restantes intervenientes na iniciativa. Também Tiago Pires, responsável da ReAct Sports Management e um dos maiores surfistas nacionais de todos os tempos, vê o evento como “essencial” para juntar todas as frentes ligadas ao setor. “A Surf Out Portugal propõe-se a estabelecer um marco muito importante no cenário actual do surf em Portugal. Estamos muito bem resolvidos em termos de eventos, o mercado cresce a olhos vistos, mas continuamos sem um evento que junte marcas, distribuidores e público em geral. Lembro-me perfeitamente de ser muito jovem e a FIL ser um dos momentos mais ‘excitantes’ do ano! Penso que a Surf Out Portugal tem todo o potencial para vir a preencher essa lacuna”, sublinha o desportista, que também vai marcar presença na FIARTIL.

Do lado das marcas e serviços, serão cerca de 50 os expositores. A Despomar diz que não podia faltar: “A Despomar tentou sempre, desde a sua génese, estar ao lado de projectos novos e inovadores, não apenas de eventos competitivos, mas de iniciativas que pudessem acrescentar valor ao surf e a Surf Out Portugal é caso disso”, defende Pedro Soeiro Dias, da Despomar.

“O surf em Portugal já tem alguma dimensão, mas era preciso juntar todos os quadrantes com o mesmo mote e um mesmo propósito e dar a conhecer o que há no surf português. Neste sentido, esperamos que a Surf Out Portugal seja um momento enriquecedor e esclarecedor da nossa realidade do surf, não só dentro de água, mas também fora”, nota o responsável da marca portuguesa.

No evento, a marca vai proporcionar momentos de interacção com a equipa da Billabong Portugal, que já tem presença confirmada no stand, e apresentar a linha “Adventure Division”, uma linha de produtos pensados por um grupo de surfistas para condições extremas. Quem também se vai juntar à Despomar na FIARTIL, no dia 15 de setembro, será o surfista francês Benjamin Sanchis, que vai apresentar o documentário “Vague à l’âme”, que mostra a história desse grupo de surfistas – da Adventure Divison – e a conquista das grandes ondas através da lente do realizador Vincent Kardasik.

Todo o programa pode ser consultado nas redes sociais e site da Surf Out Portugal.