“Sabores da Tapada Real” vai celebrar gastronomia de caça

 

Fotografia: Adega do Convento

 

A mostra gastronómica “Sabores da Tapada Real” vai regressar ao Concelho de Mafra entre os dias 4 e 8 de fevereiro. Para celebrar os sabores e a identidade desta região de caça, o programa integra uma exposição temática, ementas exclusivas, um jantar vínico e percursos pedestres na referida Tapada.

A mostra afirma-se como uma celebração da identidade do concelho de Mafra e da tradição cinegética responsável, promovendo os produtos locais, a restauração do concelho e uma abordagem consciente à gestão dos recursos naturais.

mostra apresenta-se como uma marca de referência no panorama regional

O programa tem início no dia 4 de Fevereiro com a inauguração da exposição de rua “Cores e Texturas da Tapada Nacional de Mafra”, às 17 horas, patente no Largo General Humberto Delgado, em Mafra, revelando detalhes, atmosferas e paisagens desta Floresta Encantada, captados pela lente de fotógrafos locais.

De 6 a 8 de Fevereiro, serão 14 os restaurantes de todo o concelho que vão disponibilizar ementas seleccionadas e pratos confeccionados com animais provenientes da acção de gestão cinegética da Tapada Nacional de Mafra, reserva onde não se verifica a existência de predadores naturais. Poderão ser degustadas outras iguarias típicas, para acompanhar, como os queijos saloios frescos ou curados, o afamado Pão de Mafra ou a doçaria tradicional.

A tradição gastronómica e o saber-fazer local estendem-se a um jantar vínico no dia 6 de Fevereiro, com o tema “À Mesa na Floresta Encantada”. Esta iniciativa promete uma experiência sensorial única no Vale do Celebredo, o coração da Tapada Nacional de Mafra, com talks temáticas e degustação comentada das melhores iguarias de caça e vinhos de produtores locais. O jantar tem um valor de 60€ por pessoa. Os ingressos poderão ser adquiridos na bilheteira online da Tapada Nacional.

A sustentabilidade ambiental e a preservação do património natural são, também, o mote desta edição da mostra gastronómica. Através de um percurso pedestre interpretativo na Tapada Nacional de Mafra, no dia 7 de Fevereiro, o público poderá descobrir as diferentes espécies da fauna e flora que habitam algumas zonas recônditas deste espaço singular.

Segundo Hugo Moreira Luís, Presidente da Câmara Municipal de Mafra, “A realização desta mostra representa uma oportunidade estratégica para afirmar Mafra como destino de excelência no panorama gastronómico regional, unindo sabor, conhecimento e natureza. Ao envolver a comunidade local, produtores, restauração e agentes turísticos, afirma-se como um exemplo de cooperação, sustentabilidade e inovação, promovendo práticas responsáveis e de valorização dos produtos locais”.

Esta mostra gastronómica é organizada pelo Município de Mafra, em parceria com a Tapada Nacional de Mafra, desde 2007, com o objectivo de celebrar a autenticidade, a riqueza gastronómica e o património natural e cultural do concelho. Os produtores e restaurantes aderentes propõem-se, a cada ano, a reinterpretar tradições e valorizar os produtos locais, com menus exclusivos que traduzem a identidade da região, transformando cada refeição num verdadeiro percurso de descoberta. Em matéria de sustentabilidade, inovação e cooperação, a mostra apresenta-se como uma marca de referência no panorama gastronómico regional, projectando Mafra e a Tapada Nacional no mapa dos destinos que unem sabor, conhecimento e natureza.

Para mais detalhes sobre a mostra é possível consultar o respectivo programa.