Restaurante da Ericeira concorre ao “Melhor Arroz de Portugal”

Restaurante Sul - ph. DR

 

Fotografia: DR

 

O restaurante Sul, situado no Parque de Santa Marta, na Ericeira, é um dos 1057 candidatos à vitória no concurso “Melhor Arroz de Portugal”, cuja votação decorre até ao dia 4 de Maio.

Com uma vista privilegiada sobre o mar da Ericeira, uma excelente carta de vinhos e reconhecida qualidade no tratamento dado ao peixe fresco e marisco da costa, o restaurante Sul concorre nesta competição com um prato de fazer crescer água na boca: Arroz de Ouriços do Mar com Camarão Tigre.

Trata-se de uma receita original que, até à sua finalização, passa por uma complexa logística de preparação que está dependente das condições do mar para a apanha dos Ouriços, sendo por isso apenas possível provar o prato sob encomenda. “Na semana passada, por exemplo, só conseguimos apanhar sete ouriços. O estado do mar é que determina se o prato existe ou não” – adiantou a gerente Ana Gomes.

A riqueza do prato está nos cerca de vinte ouriços necessários (por pessoa) para a confecção do arroz, de onde apenas são aproveitadas as ovas. O resultado é uma explosão de sabor a mar da Ericeira.

O restaurante Sul, gerido por Horácio Rodrigues, Ana Gomes e Paulo Rodrigues, tenta assim em 2014 alcançar a distinção atribuída em 2013 ao Hotel Rural Quinta de Samaiões, em Chaves, que venceu este mesmo concurso com um Risotto de Vieiras.

Para votarem no Arroz de Ouriços do Mar com Camarão Tigre, cliquem aqui.

Arroz de ouriços - ph. DR