Fotografia: DR
O Real Edifício de Mafra mereceu recentemente honras de destaque por parte da revista de viagens italiana “Bell’Europa”, cujas edições mensais se especializam em viagens, cultura e história, tendo como objetivo descobrir ou “redescobrir” o ‘velho continente’ europeu.
Esta publicação permite-nos explorar, em cada página, os recantos mais escondidos e os locais mais românticos e encantadores, as grandes cidades e os pequenos vilarejos, levando-nos numa visita exclusiva ao mais extraordinário património de paisagens, tradições, arte e natureza da Europa. Esta é mesmo considerada uma das revistas mais prestigiadas de Itália.
o Real Edifício representa modelos arquitecturais e artísticos em estilo barroco italiano
O artigo que destaca o Real Edifício de Mafra intitula-se “Um Versailles português” e salienta a perfeita harmonia desta obra de arte barroca. Composto pelo Palácio Real, Basílica, Convento, Jardim do Cerco e Tapada de Mafra, o Real Edifício de Mafra é uma das obras mais admiráveis realizadas por iniciativa do Rei D.João V. O início de construção da obra central data de 1717.
O Real Edifício de Mafra foi projectado pelo alemão Johann Friedrich Ludwig, de escola italiana, e ilustra o poder e o alcance do Império Português. Representa modelos arquitecturais e artísticos em estilo barroco italiano e a beleza da Basílica que o compõe é inspirada nas grandes igrejas de Roma, sendo comparada à Basílica de S. Pedro do Vaticano, que data de 1506.
Esta publicação também está disponível em | This article is also available in: Inglês