Fotografia: DR
De 2 a 5 de Setembro vai realizar-se a primeira edição da Volta a Portugal Feminina Cofidis e o Concelho de Mafra será um dos pontos de passagem deste momento marcante na história do ciclismo lusitano.
Será no dia 3 de Setembro – Sexta-feira -, durante a segunda etapa do evento, que as ciclistas percorrerão um total de 72 quilómetros, desde o Largo General Humberto Delgado, junto ao Jardim do Cerco, em Mafra, terminando o seu percurso (que incluirá um prémio de montanha) no concelho vizinho de Loures.
cerca de cem ciclistas percorrerão 72 quilómetros entre Mafra e Loures
Esta edição contará com cerca de uma centena de ciclistas a percorrerem 259,3 quilómetros e é já no dia 2 de Setembro que serão apresentadas as equipas – portuguesas, espanholas e britânicas – na praça do Marquês de Pombal, em Lisboa, onde as atletas desfilarão até ao Cais do Sodré e tomarão o barco até Cacilhas para a posterior disputa da primeira etapa da Volta.
“O percurso da primeira edição desta competição é um itinerário geográfico, mas também histórico e de memória, ligando este momento inicial da Volta a Portugal Feminina à primeira edição da Volta Masculina, mas também recordando figuras emblemáticas do ciclismo feminino nacional, como Oceana Zarco”, referiu a Federação Portuguesa de Ciclismo em comunicado oficial.
o Concelho de Mafra fará parte de uma página marcante da história do desporto feminino português
O Presidente da Federação Delmiro Pereira referiu algumas das suas expectativas para esta edição: “A Volta a Portugal Feminina será uma motivação para as mais jovens ciclistas prosseguirem as suas pedaladas de desenvolvimento desportivo, tendo como horizonte uma carreira entre a elite. Será também uma forma de atrair novas praticantes de competição, dado o enorme poder de atracção e simpatia popular gerado pela marca Volta a Portugal”.