Fotografia: DR
A Praia dos Coxos, situada na freguesia de Santo Isidoro, vai ter uso limitado durante a próxima época balnear, que no concelho de Mafra arranca no dia 15 de Junho, terminando a 15 de Setembro
Esta foi uma das vinte e seis praias que este ano foram classificadas de uso limitado, segundo a portaria 141/2019 publicada recentemente pelo Governo em Diário da República.
Em causa estão as praias com arribas perigosas, em que na “situação de preia-mar média no período balnear, a maior parte do areal disponível é ocupado pelas faixas de risco”. Nas praias onde existe o risco de desmoronamento de arribas é recomendado, “por motivos de precaução, uma utilização restrita, especialmente quando utilizada por adultos acompanhados por menores de 13 anos”.
Em comparação com o ano passado, há mais uma praia de uso limitado: Careanos, em Portimão. O Algarve é a região com maior número de zonas balneares com este tipo de classificação: 14.
A Praia dos Coxos (não confundir com a Baía vizinha, em que se encontram as famosas ondas dos Coxos que integram a Reserva Mundial de Surf da Ericeira) é uma pequena e aprazível praia em forma de ferradura, banhada por águas límpidas e relativamente abrigada do vento Norte. Dispõe de um pequeno bar de apoio e de instalações sanitárias, sendo vigiada com nadador-salvador e sistema SOS Praia.
A Portaria em causa procede, para o ano de 2019, à identificação das águas balneares costeiras e de transição e das águas balneares interiores, fixando as respectivas épocas balneares, bem como à identificação das praias de banhos onde é assegurada a presença de nadadores-salvadores
Este verão, no total, vão estar disponíveis para banhos mais de 670 praias marítimas e fluviais, no continente e ilhas. A concessão foi atribuída a 417 praias marítimas no continente. Nos Açores há 70 praias e na Madeira 52. Já no interior, são 133 as praias.
Na portaria é definida a duração da época balnear em cada praia. A maioria abre a banhos entre 15 de Junho e 15 de Setembro, com a presença de nadadores-salvadores.
No entanto, há concelhos que antecipam a época balnear. É o caso de Cascais, onde a abertura a banhos aconteceu no dia 1 de Maio.