Parlamento dos Jovens no Palácio de Mafra

Parlamento dos Jovens. - ph. DR

 

Fotografia: DR

 

A sessão distrital de Lisboa do Programa Parlamento dos Jovens, que se aplica às escolas do ensino básico, realiza-se hoje, entre as 10 e as 18h, no Salão Superior do Claustro Sul do Palácio Nacional de Mafra.

O projecto surge de uma iniciativa da Assembleia da República, com organização conjunta da Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares do Ministério da Educação e Ciência e do Instituto Português do Desporto e Juventude da Secretaria de Estado do Desporto e Juventude, tendo a colaboração da Câmara Municipal de Mafra, que apoiou a organização deste evento.

O Parlamento dos Jovens tem por missão educar e estimular os jovens para a participação cívica e política, através da promoção do debate democrático, do respeito pela diversidade de opiniões e pelas regras de formação das decisões. Também será dada a conhecer a Assembleia da República, as regras do debate parlamentar e de decisão do Parlamento e será proporcionada a experiência de participação em processos eleitorais.

As escolas que participam no Parlamento dos Jovens foram seleccionadas após a realização de projectos, debates e eleições internas para eleger os seus representantes: dois jovens deputados efectivos e um suplente, que representam a escola na sessão distrital. As escolas básicas que participam do Parlamento Jovem podem ser consultadas abaixo.

A sessão visa ainda encontrar um projecto de recomendação do círculo eleitoral de Lisboa, que será posteriormente apresentado na sessão nacional, a ter lugar na Assembleia da República nos dias 5 e 6 de Maio.

A sessão distrital do ensino básico será presidida por um deputado jovem que, na sessão de abertura, será acompanhado pelo Deputado designado pela Assembleia da República, pelo Presidente da Câmara Municipal de Mafra, Eng.º Hélder Sousa Silva, e pelo Diretor Geral dos Estabelecimentos Escolares, Dr. José Alberto Duarte.

– Colégio Pedro Arrupe
– Colégio Santo André
– Escola Básica D. Carlos I, Sintra
– Escola Básica de São Bruno, Caxias, Oeiras
– Escola Básica do Carregado, Alenquer
– Escola Básica do Maxial, Torres Vedras
– Escola Básica Dr. Afonso Rodrigues Pereira, Lourinhã
– Escola Básica e Secundária D. Martinho Vaz de Castelo Branco, Póvoa de Santa Iria
– Escola Básica e Secundária do Cadaval
– Escola Básica e Secundária Professor Reynaldo dos Santos, Vila Franca de Xira
– Escola Básica Pedro Jacques de Magalhães, Alverca do Ribatejo, Vila Franca de Xira
– Escola Básica São Gonçalo, Torres Vedras
– Escola Internacional de Torres Vedras
– Escola Secundária Camilo Castelo Branco, Carnaxide, Oeiras
– Escola Secundária de São João da Talha, Loures
– Escola Secundária Dr. António Carvalho Figueiredo, Loures
– Escola Secundária Eça de Queirós, Lisboa
– Escola Secundária Leal da Câmara, Rio de Mouro, Sintra
– Externato de Alfragide
– Fundação CEBI – Colégio José Álvaro Vidal
– Real Colégio de Portugal

Parlamento Jovem 2014. - ph. DR