Palácio Nacional de Mafra intervencionado no âmbito do PRR

Palácio Mafra - ph. CMMafra

 

Fotografia: CMMafra

 

O município de Mafra deu início a um projecto de requalificação do Palácio Nacional de Mafra, representando um investimento de 5,6 milhões de euros, com o objectivo de restaurar a basílica, a biblioteca e a envolvente exterior do monumento.

As intervenções, que começaram no final de Fevereiro com a montagem do estaleiro, fazem parte de um plano mais amplo financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que destina um total de 13 milhões de euros à preservação deste património histórico.

a Câmara de Mafra tem um total de 32 candidaturas aprovadas ao PRR, representando um investimento de 100 milhões de euros

A requalificação foi organizada em duas empreitadas principais. A primeira, que visa a conservação e reabilitação da envolvente e dos claustros, foi adjudicada por ajuste directo no valor de 2,9 milhões de euros, depois de um concurso inicial de três milhões ter ficado deserto. A segunda, referente à conservação e restauro da basílica e da biblioteca, foi adjudicada por 2,7 milhões de euros. Ambas as obras têm um prazo de execução de 14 meses.

O Palácio Nacional de Mafra, composto por um paço real, uma basílica e um convento, é um dos monumentos mais importantes de Portugal. Entre os seus elementos mais notáveis estão o maior conjunto sineiro do mundo, com dois carrilhões e 119 sinos, seis órgãos históricos e uma das mais emblemáticas bibliotecas do país.

Como parte dos investimentos em curso, está também em andamento a instalação definitiva do Museu Nacional da Música no Palácio, um projecto avaliado em sete milhões de euros. Este museu albergará uma das colecções de instrumentos musicais mais ricas da Europa, com cerca de mil peças datadas do século XVI ao XX.

Palácio Nacional de Mafra – ph. CMMafra

Entre os destaques estão o cravo Taskin, encomendado por Luís XVI de França, um violoncelo Stradivarius que pertenceu ao rei D. Luís de Portugal e o piano utilizado por Franz Liszt durante a sua digressão a Portugal em 1845.

A Câmara Municipal de Mafra tem um total de 32 candidaturas aprovadas ao PRR, representando um investimento de 100 milhões de euros. Em 2022 estabeleceu uma parceria com a então Direcção-Geral do Património Cultural para a execução destas obras.

O compromisso com a conservação e valorização do património reflecte-se no reconhecimento do Palácio Nacional de Mafra como Património Cultural Mundial pela UNESCO desde Julho de 2019. Com estas intervenções, espera-se garantir a preservação deste tesouro histórico, promovendo a sua acessibilidade e relevância para as futuras gerações.