Ouriço comemora 59º aniversário com nova pintura

 

Fotografia: AZUL

 

Uma das mais míticas e antigas discotecas do nosso país (fundada já em 1960!), vai comemorar o seu 59º aniversário na próxima Quinta-feira.

Como tem acontecido nos últimos anos, o Ouriço aproveitou a ocasião festiva para renovar a pintura da sua fachada, que se tem tornado um autêntico cartão postal desta casa de diversão nocturna.

Após um ano de interregno, o autor do mural voltou a ser o artista João Parrinha, a quem coube também sugerir o tema “Ericeira na Ericeira”, que celebra o centro histórico da vila – com as suas cores e recantos típicos – duma forma simultaneamente realista e poética.

Após os quatro dias de execução da obra, que mesmo inacabada gerou logo bastantes reacções positivas por parte do público, foi superado o desafio lançado pelo Ouriço e pela Martini: “conseguir um bom desenho nas perspectivas e profundidades com a luz e sombras, é assim que se consegue um bom trompe-l’oeil“, declarou João Parrinha à AZUL enquanto finalizava este trabalho, referindo-se à sensação tridimensional transmitida pelo conjunto pictórico.

Será possível suplantar a qualidade alcançada em 2019 e voltar a surpreender no futuro? João Parrinha, que é um dos membros do colectivo Skeleton Sea, considera que “a fasquia está alta porque este é um tema muito querido dos habitantes da vila e não só. A Ericeira está no coração de muita gente e este trabalho representa realmente isso: uma vila linda que soube manter a sua traça e personalidade. Como sempre, tentarei manter esta fasquia e eventualmente superá-la.”

Como manda a tradição, no dia 29 de Agosto a festa de anos do Ouriço irá tomar conta da Rua Capitão João Lopes, mesmo por cima do mar da Ericeira. A data é sempre celebrada na última Quinta-feira do mês e os participantes devem vestir de branco.

O evento, de carácter quase obrigatório para muitos que marcam presença no Verão jagoz, contará com bastante música e animação pela noite dentro.

O aniversário, que começará a ser celebrado a partir das 22 horas, apenas deverá terminar bem depois do Sol nascer.

As entradas estarão sujeitas à apresentação de convite.