Fotografia: DR
Ano 2006. Cavaco Silva é eleito Presidente da República. Saddam Hussein é enforcado. Sam the Kid lança o marcante álbum hip-hop “Pratica(mente)”. Nasce a rede social Twitter e as câmara de filmar em HD eram uma miragem, com os vídeos da época pintados a pixéis quadriculados.
Nem parece que já lá vão oito anos, mas a verdade é que, com os avanços tecnológicos e da comunicação, até o ano passado parece primitivo. Mas é no passado que reside a formação das culturas e o surf não é excepção. É por isso que “One California Day”, em projecção na loja Magic Quiver, na Rua Mendes Leal, Ericeira, Sábado a partir das 21 horas, será o recordar de uma época naquele Estado norte-americano, onde o surf ganhou a rebeldia da adolescência e a partir do qual se projectou para o Mundo.
O filme, captado com lentes 16 mm, segue as vidas de sete surfistas californianos – Joel Tudor, Alex Knost, Tyler Hatzikian, Jimmy Gamboa, Joe Curren, Devon Howard e Dane Perlee –, perfilando a cultura e riders daquela histórica e singular região.
Com as aparições especiais de Skip Frye, Dan e Keith Malloy, Tom Curren, Greg Noll e Lance Carson, a película de 2006 foi produzida pela Build Worldwide e realizada por Mark Jeremias e Jason Baffa.
A projecção na Magic Quiver marca mais um fim-de-semana de filmes na loja surf & deli da Ericeira.