O Futuro do surf no Allianz ASP World Junior

Allianz ASP World Junior 2014. - ph. DR

 

Fotografia: DR

 

São 68 jovens atletas, entre rapazes e raparigas, provenientes de sete regiões do globo que vão competir na praia de Ribeira d’Ilhas no Allianz ASP World Junior, a final do Circuito Mundial de Surf Junior, entre 25 de Outubro e 2 de Novembro.

Depois de um hiato de vários anos sem que Ribeira d’Ilhas acolhesse uma prova do calendário internacional de surf, o evento assinala o regresso da praia jagoz ao mapa das grandes competições de surf. Regresso que se faz com o evento que vai coroar o novo campeão do mundo de sub-21 entre as promessas do surf na Europa, América do Sul, América do Norte, Australásia, África, Havai e Japão.

O apuramento para a finalíssima do chamado WCT Junior foi feito com base no ranking final dos circuitos regionais Pro Junior. Por cada região vêm os melhores seis atletas masculinos e dois femininos. Por exemplo, o surfista português Vasco Ribeiro foi o campeão do Circuito Pro Junior Europeu, o que lhe assegura um lugar entre os seis representantes europeus na final global. Aliás, depois de uma temporada em que também conquistou o título nacional, o atleta de Cascais é mesmo um dos favoritos à vitória na Ericeira.

Contudo, há continentes e países com uma representação superior aos 6+2, por via de wildcards. É o caso da Europa. Como a prova se realiza em Portugal, os atletas nacionais acabam por ser em maior número do que o esperado, pois Tomás Fernandes e Carina Duarte, atletas do Ericeira Surf Clube, Miguel Blanco e Teresa Bonvalot foram premiados com um convite para competir no evento.

OS FAVORITOS

O favoritismo à vitória final pende principalmente para o lado dos campeões regionais. São os casos do australiano Soli Bailey e do japonês Takumi Nakamura, vencedores dos circuitos na Australásia e Japão, respectivamente.

Do outro lado do globo, na América do Sul, Deivid Silva levou a melhor sobre a concorrência. O brasileiro é um dos nomes mais badalados para a vitória final e chega à Ericeira com uma pesada herança. É que o também brasileiro Gabriel Medina, o principal candidato à vitória no circuito profissional WCT desta temporada, foi o campeão mundial Pro Junior no ano passado, pelo que Deivid tem a responsabilidade de manter o ceptro em casa.

Na América do Norte, o título de campeão regional foi para Parker Coffin, norte-americano que já andou pelas ondas da Ericeira e que é uma das grandes promessas globais do surf.

No continente africano é que o cenário é ligeiramente diferente: Shane Sykes, da África do Sul, foi o campeão Pro Junior, mas o seu nome não consta da lista da participantes na Ericeira. Cabe a Dylan Lightfoot, também sul-africano e vice-campeão do Pro Junior África, liderar a comitiva da região.

Contudo, nem só os campeões regionais se contam entre os favoritos. Há atletas cuja temporada não correu de feição, mas que transportam consigo um potencial globalmente reconhecido. São os casos do italiano Leonardo Fioravanti, do brasileiro Italo Ferreira e do australiano Jacob Wilcox.

Na competição feminina, as apostas finais são de resultados imprevisíveis. Teresa Bonvalot, do Guincho, e Carina Duarte, da Ericeira, são atletas que, embora não tendo vencido o Pro Junior Europeu feminino, devem ser tidas em conta entre as favoritas à vitória final.

Keely Andrew (Austrália), Tessa Thyssen (Guadalupe), Mahina Maeda (Havai), Miluska Tello (Peru) e Ella Williams (Nova Zelândia), actual campeã Pro Junior feminino, são nomes a reter na disputa pelo 1º lugar da competição feminina.

APRESENTAÇÃO OFICIAL DO EVENTO

O campeonato tem uma janela de espera de oito dias, que inicia a 25 de Outubro e termina a 2 de Novembro, e a conferência de imprensa de apresentação da prova está marcada para Sábado, às 11 horas, no VIP Lounge de Ribeira d’Ilhas.

A conferência insere-se nas comemorações do terceiro aniversário da “Ericeira, Reserva Mundial de Surf”, e inclui o descerramento da placa comemorativa e a abertura da exposição evocativa da efeméride.

ATLETAS INSCRITOS

AUSTRALÁSIA

MASCULINO

Cooper Chapman (AUS)
Kai Hing (AUS)
Soli Bailey (AUS)
Jacob Wilcox (AUS)
Kelly Norris (AUS)
Kalani Ball (AUS)

FEMININO

Keely Andrew (AUS)
Bronte Macaulay (AUS)

HAVAI

MASCULINO

Kaito Kino
Seth Moniz
Joshua Moniz
Barron Mamiya
Kaulana Apo
Benji Brand

FEMININO

Mahina Maeda
Bailey Nagy

ÁFRICA

MASCULINO

Dylan Lightfoot (ÁSUL)
Slade Prestwich (ÁSUL)
Diran Zakarian (ÁSUL)
Matthew McGillivary (ÁSUL)
Jordan Maree (ÁSUL)
Joshe Faulkner (ÁSUL)

FEMININO

Emma Smith (ÁSUL)
Gina Smith (ÁSUL)

AMÉRICA DO SUL

MASCULINO

Amando Lins (BRA)
Juninho Urcia (PER)
Italo Ferreira (BRA)
Lucas Silveira (BRA)
Luan Wood (BRA)
Deivid Silva (BRA)

FEMININO

Yanca Costa (BRA)
Miluska Tello (PER)

AMÉRICA NORTE

MASCULINO

Kanoa Igarashi (EUA)
Miguel Tudela (PER)
Parker Coffin (EUA)
Cam Richards (EUA)
Noe Mar McGonagle (CRI)
Joshua Burke (BRB)

FEMININO

Chelsea Tuach (BRB)
Meah Collins (EUA)

EUROPA

MASCULINO

Natxo Gonzalez (BASCO)
Tom Cloarec (FRA)
Vasco Ribeiro (PT)
Leonardo Fioravanti (ITA)
Luke Dillon (RUNIDO)
Timothee Bisso (GUA)

FEMININO

Tessa Thyssen (GUA)
Kim Veteau (GUA)

JAPÃO

MASCULINO

Takumi Nakamura
Hiroto Ohhara
Hiroto Arai
Shun Murakami
Takumi Yasui
Yuta Tsukamoto

FEMININO

Nagisa Tashiro
Reika Noro

WILD CARDS

MASCULINO

O’Neill Massin (TAHITI)
Mateia Hiquily (TAHITI)
Jake Marshall (EUA)
Miguel Blanco (PT)
Tomás Fernandes (PT)

FEMININO

Ella Williams (NZL)
Frankie Harrer (EUA)
Carina Duarte (PT)
Teresa Bonvalot (PT)