Fotografia: DR
Desde o dia 15 de Julho que o novo programa de Verão da Tapada de Mafra apresenta várias novidades e oferece a todos os que a visitam uma experiência melhorada com recurso a um sistema de áudio-guia.
Aproveitando o arranque do programa de Verão, época de maior fluxo de visitantes, encontra-se disponível um novo sistema de guia suportado num formato digital, cujo acesso é feito através de um smartphone – não exigindo nenhuma instalação ou pagamento extra – , integrado em dois pacotes de visitação: o pack 360 e o pack Eco passeio.
A partir de qualquer um dos quatro percursos pedestres existentes, bem como num novo percurso de visita em carro eléctrico – denominado Eco Passeio -, os visitantes poderão ter acesso a um sistema de áudio-guia de forma completamente gratuita, disponível em três idiomas: português, inglês e espanhol.
acesso ao áudio-guia é feito através de um smartphone
O novo sistema digital que promove o conhecimento e a autonomia do visitante permite ainda, aos visitantes, geolocalizarem-se a todo o momento – poderão saber onde se encontram, em tempo real – e ter noção da sua distância até ao final do seu percurso, bem como localizar as saídas de emergência.
Carlos Pais, Presidente da Direcção da Tapada Nacional de Mafra, refere que “apesar da Tapada Nacional de Mafra estar a passar por um período atípico em termos de número e tipologia de visitantes, mantemos o firme propósito de continuar a disponibilizar novas, melhores e mais inovadoras formas de usufruto do nosso espaço florestal. É, assim, prioridade desta Direcção melhorar a experiência de todos os que nos queiram visitar, de modo a que o possam fazer de forma mais autónoma, em segurança, sem nunca comprometer a interpretação deste espaço natural de excelência. E como forma de promover a sustentabilidade e qualidade da visitação, apostámos decisivamente na mobilidade eléctrica, disponibilizando mais viaturas deste tipo para as visitas.”
novo sistema digital promove o conhecimento e a autonomia do visitante
O sistema de áudio-guia que agora se encontra disponível pretende facilitar a interpretação dos espaços florestais, disponibilizando, a quem pretende passear pela Tapada sem um guia dedicado, um diversificado acervo de conhecimento sobre a vastíssima biodiversidade existente nos seus 833 hectares. Foram seleccionados 15 temas por percurso que vão permitir descobrir aquilo que faz deste espaço natural uma componente do Património Mundial da UNESCO.
O Director da Tapada Nacional de Mafra conclui: “Na concepção do novo sistema de áudio-guia, uma das nossas preocupações era poder disponibilizar uma ferramenta de encaminhamento dos nossos visitantes para poderem sair da Tapada em segurança. Não podendo saber a cada momento onde se encontram, são os próprios visitantes que podem consultar em tempo real, no mapa disponível na aplicação, a sua localização, tendo a indicação da saída de emergência mais próxima, ou ainda em qualquer outra situação poderem terminar o percurso de forma mais célere. Além disso, a aplicação permite adicionar mensagens recordando as boas práticas ambientais e de conduta, sensibilizando para que todos os visitantes se mantenham no trilho inicialmente escolhido”.
áudio-guia disponibiliza um diversificado acervo de conhecimento sobre a vastíssima biodiversidade existente na Tapada
Este novo sistema permite também que o público estrangeiro tenha acesso facilitado à história e estórias da Tapada, permitindo-lhes compreender a sua dimensão e importância.
Para além destas novidades, retomam-se as demonstrações de voo das aves de rapina, os ateliers de apicultura e os passeios de charrete. Brevemente, a Tapada anunciará mais algumas novidades.