Fotografia: N and M Photography
A Ericeira passa a ter companhia no que toca a Reservas Mundiais de Surf – RMS – existentes no ‘Velho’ Continente Europeu: North Devon (Reino Unido) tornou-se a 12ª galardoada pela Save The Wave Coalition.
Esta região britânica localizada no Sudoeste de Inglaterra, fazendo fronteira com a Cornualha, possui uma costa com mais de 30 quilómetros e onde se encontram inúmeras ondas de qualidade.
os surf spots necessitam de ser celebrados, reconhecidos e protegidos, tal como reconhecemos a beleza de parques naturais
A Save The Wave Coalition (ONG norte-americana que atribui as distinções de Reserva Mundial de Surf desde 2009) anunciou Segunda-feira que estas ondas e os respectivos ecossistemas passam a ser protegidos no âmbito do seu programa.
A área foi reconhecida não só pela alta qualidade e diversidade das suas ondas como pela beleza natural envolvente, a sua cultura de surf e a respectiva importância para a comunidade em geral.
“Estamos muito satisfeitos em acolher North Devon como Reserva Mundial de Surf ao lado de outros locais icónicos de surf protegidos em todo o mundo”, disse Nik Strong-Cvetich, CEO da Save The Waves. “Esperamos que esta designação ajude a dar mais voz aos surfistas nas decisões sobre o belo litoral de North Devon e proteger uma gama tão diversificada de ondas”.
“O nosso principal foco passa por proteger a qualidade das nossas ondas, mas também preservar os respectivos ecossistemas. Os surf spots necessitam de ser celebrados, reconhecidos e protegidos, tal como reconhecemos a beleza de parques naturais”, frisou por seu turno Adam Hall, surfista local e fundador da Surfing Reserve in North Devon em reacção ao galardão recebido.
O objetivo passará por proteger as ondas e a experiência de surf de ameaças como o desenvolvimento costeiro nocivo, a poluição da água, o acesso limitado à costa, mudanças climáticas e uma série de outros factores que afetam os delicados ecossistemas dos quais as ondas de qualidade dependem.
ondas como Croyde, Woolacombe, Westward Ho!, Saunton, Putsborough ou Lynmouth passam a ter exposição e protecção acrescidas
No comité organizador desta RMS está Yvette Curtis, que fundou o clube de surf e fitness Wave Wahines, que oferece treino de surf acessível a mulheres. Curtis enfatiza o amplo alcance dos muitos benefícios potenciais do galardão: “Seja um surfista ou um nadador, praticante de stand-up paddle ou adepto de caminhadas, este belo litoral selvagem e acidentado, com ondas de classe mundial, tem algo para todos. Precisamos de proteger o que amamos”.
North Devon é um centro da cultura do surf britânica, lar do Museum of British Surfing e sede de marcas, todas localizadas em Braunton, com fácil acesso às melhores praias. Um estudo de 2008 estimou que o surf traz mais de 50 milhões de libras para esta área todos os anos e sustenta cerca de 1.500 empregos.
Kevin “Cookie” Cook surfa em North Devon há mais de 50 anos, tendo feito a sua primeira prancha em 1968, ainda na escola. Foi Cookie quem primeiro propôs a aplicação do conceito Surfing Reserve a North Devon. “É muito importante celebrar o ambiente de surf incrível, especial e único de North Devon de uma maneira que o proteja e garanta que as gerações futuras possam experenciar a magia e a beleza de estar em harmonia com o oceano.”
A principal época de surf na segunda RMS em solo europeu (a Ericeira, consagrada em 2011, foi a primeira) é o Inverno, tal como acontece no nosso país, destacando-se ondas como Croyde, Woolacombe, Westward Ho!, Saunton, Putsborough ou Lynmouth.
North Devon sucede, assim, a Playa Hermosa, que tinha sido a última região declarada RMS, ainda que ainda esteja pendente de consagração oficial. A estas duas Reservas, juntam-se ainda Malibu e Santa Cruz (Califórnia, EUA), Manly, Noosa e Gold Coast (Austrália), Guarda do Embaú, no Brasil, Todos Santos, no México, Huanchaco, no Peru, Punta de Lobos, no Chile, e a Ericeira.
Esta publicação também está disponível em | This article is also available in: Inglês